1)
Leia atentamente o texto a seguir:
"Ato de organizar um conjunto de informações sobre uma determinada obra. Ele permite a ordenação do material fundamental ao desenvolvimento do trabalho e facilita a seleção constante da documentação. Orienta-se que estejam presentes, de forma bastante objetiva, todas as informações que normalmente se requer num estudo científico: o nome do autor, nome da obra, edição, local da publicação, editora e ano da publicação."
Pode-se dizer que o texto trata sobre o (a):
Alternativas:
a)
Método.
b)
Resumo.
Alternativa assinalada
c)
Resenha.
d)
Pesquisa.
e)
Fichamento.
2)
De acordo com os conceitos estudados sobre os diferentes tipos de conhecimento, a compreensão de sua importância, suas características e como utilizá-los em uma prática profissional fundamentada, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I – A filosofia não tem serventia apenas para filósofos, e o trabalho da ciência pressupõe o trabalho da filosofia, embora o senso comum continue a propagar que a filosofia é mera abstração.
PORQUE
II - A Filosofia não pode ser confundida com devaneios ou reflexões sem sentido, uma vez que ela questiona problemas reais, utilizando a razão com vistas a alcançar uma explicação sobre os fenômenos de maneira acertada. Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
1) e) Fichamento.
O fichamento compreende um documento bastante utilizado na comunidade científica, principalmente pelo fato de poder sistematizar todos os trabalhos de forma catalogada e padronizada.
Dessa forma, a partir do fichamento torna-se possível aos leitores e estudantes localizar os trabalhos de interesse, os quais estão separados de acordo com o nome do autor, obra, ano, edicação e local de publicação.
2) a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A Filosofia, muitas vezes, é interpretada de forma errônea, principalmente pelo senso comum, que a define como "ciência sem sentido", o que encontra-se completamente incorreto, conforme aponta a afirmativa I.
Todavia, sabe-se que a Filosofia e a Ciência nasceram praticamente juntas, de forma que a Filosofia tem muito a acrescentar, visto que ambas nascem a partir das observações de fenômenos, e se ramificam para o racionalismo e o subjetivismo.