1)
Leia atentamente as proposições abaixo..
I.A chegada dos portugueses em território brasileiro;
II.O genocídio de povos indígenas;
III.A chegada dos africanos escravos no Brasil.
Assinale a alternativa correta sobre a identidade do Brasil
Alternativas:
a)
Somente a proposição I refere-se a uma situação que influenciou a identidade do Brasil.
b)
Somente a proposição III refere-se a uma situação que influenciou a identidade do Brasil
c)
Somente as proposições I e II referem-se a situações que influenciaram a identidade do Brasil.
d)
As proposições I, II e II referem-se a situações que influenciaram a identidade do Brasil
2)
Compreender o processo de formação de um povo nos ajuda a compreender diversas nuances e característica destes povos, por isto, para compreender a constituição do Brasil é muito importante compreendermos o seu processo de formação.
Portanto,
Sobre o período de colonização no Brasil é correto afirmar:
Alternativas:
a)
Não houve intensas misturas entre portugueses, indígenas e os povos africanos recém-chegados
b)
Os povos africanos, trazidos como escravos, logo ganharam a liberdade e passaram a trabalhar como homens livres
c)
Houve intensa mistura entre portugueses, indígenas e os povos africanos trazidos como escravos
d)
Os portugueses promoveram políticas de igualdade entre os povos diversos no período do Brasil colônia.
3)
Uma das questões importantes na atualidade esta relacionada às relações etnico raciais. O Brasil como um país formado por diferentes povos, precisa encontrar a formula para que as diferenças sejam respeitadas. Uma das formas de se manter atualizado sobre este debate é compreender o que os termos significam. Sendo assim, leia atentamente as proposições abaixo:
I.Preconceito pode ser entendido como conceito ou opinião formado antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos.
II.A discriminação racial não pode ser considerada, em hipótese alguma, como a prática do racismo e a efetivação do preconceito.
III.Enquanto o racismo e o preconceito encontram-se no âmbito das doutrinas e dos julgamentos, das concepções de mundo e das crenças, a discriminação é a adoção de práticas que os efetivam.
Assinale a alternativa correta sobre a definição de preconceito, discriminação racial e racismo.
Alternativas:
a)
Somente a alternativa I está correta
b)
Somente a alternativa II está correta
c)
Somente a alternativa III está correta
d)
Somente as alternativas I e III estão corretas
4)
O Brasil possui uma característica em função da sua colonização pelos portugueses. Por um lado o Estado brasileiro é patrimonialista, por outro, surgimos já vinculados ao capitalismo, porém de uma maneira dependente. Surgimos como um mercado exportador, mas que utilizou até muito tarde a mão de obra escrava. Partindo deste pressuposto leia atentamente as proposições abaixo:
I. Iniciada na primeira metade do século XVI, com as atividades voltadas para a cana de açúcar, a escravidão marca a história do Brasil
II. A razão para que o Brasil tenha demorado a abolir a escravidão está vinculada ao enorme lucro que tinham com a atividade de transportar escravos e com trabalho não pago.
III. Das nações americanas cristãs, o Brasil foi o país que apresentou o menor número de pessoas escravizadas e foi o último a abolir a escravidão
Assinale a alternativa correta
Alternativas:
a)Somente a proposição I está correta;
b)
Somente a proposição II está correta;
c)
Somente as proposições I e II estão corretas
d)
Somente as proposições I e III estão corretas
5)
O conceito de raça, carregado de ideologia esconde as relações de poder e a discriminação sob o véu da igualdade. A discriminação tornou-se oficializada, certamente de maneira sutil para evitar estimular os ânimos contra o Estado.
Assinale a alternativa que melhor exprime a ideia acima.
Alternativas:
a)
A razão pela qual a população negra possui piores condições de vida do que o branco se dá pela preguiça e falta de vontade de prosperar na vida dos negros, pois todos têm as mesmas oportunidades
b)
A razão pela qual a população negra possui piores condições de vida se dá pelas condicionantes sociais e econômicas pelas quais passou a população negra no pós –abolição
c)
A população negra era inferiorizada, ridicularizados pela aparência física por suas crenças e costumes. Passaram a ocupar os piores lugares no mercado de trabalho, as mais baixas remunerações e ainda receberam a marca de malandragem e erotismo
d)
Frente à notória desigualdade social no Brasil, revelada pelos dados apresentados pelo IBGE e IPEA, a "democracia Racial" é facilmente percebida como fantasia, pois os dados expõem com clareza a situação grave em que vive grande parte da população negra no País
Soluções para a tarefa
2 - C
3 - C
4 - C
5 - D
Olá,
1) Tanto a chegada dos portugueses ao Brasil, como o genocídio indígena e a posterior chegada dos povos africanos ao país se relacionam com a identidade nacional.
Letra D.
2) Sobre a colonização do Brasil é correto afirmar que ocorreu uma grande miscigenação entre os portugueses, os povos indígenas e os negros, e posteriormente de outros europeus que aqui chegaram.
Letra C.
3) Entende-se como preconceito uma opinião já formada sobre algo, o que valida a I. O preconceito encontra-se no campo das doutrinas e nos aspectos psicológicos, enquanto que a discriminação é a ação prática advinda do preconceito, o que valida a afirmação III
Letra D.
4) A escravidão foi mais intensa durante a metade do século XVI, com o advento dos engenhos de açúcar (afirmação I), sendo que a demora para abolir a escravidão era o fato desta proporcionar altos lucros aos produtores (valida a II).
Letra C.
5) A ideia racista usada para justificar a desigualdade no Brasil é de que os negros são preguiçosos e por isso não alcançam os melhores postos de trabalho.
Letra A.
Abraços!