Biologia, perguntado por silvamarcop41, 9 meses atrás

1. Leia a seguir o texto de divulgação cientifica sobre as nebulosas planetárias. Assim chamadas pelo astrônomo inglés William Herschel porque ao telescopio lembram o planeta Urano, as nebulosas planetárias nada tem a ver com planetas São importantes porque guardam informações de um passado distante do Universo Depois de queimar o seu estoque de hidrogênio por períodos que em geral variam de 1 bilhão a 10 bilhões de anos, estrelas como o Sol incham rapidamente e lançam suas camadas mais externas para o meio interestelar, liberando uma nuvem de gás e poeira rica em carbono, nitrogênio e oxigênio. Gerada A partir de estrelas com massa semelhante ou um pouco superior: à do Sol, as nebulosas planetárias exibem elementos produzidos pela estrela que as formou os demais ele mentos que lançam ao espaço foram produzidos pela geração anterior de estrelas que viveram até 10 bilhões de anos antes.

a) Com base em seus conhecimentos, como foram formados os átomos de carbono, nitrogênio e oxigênio mencionados no texto?

b) Qual etapa da evolução estelar é mencionada no texto?

c) Como a composição química de uma estrela pode afetar a composição de estrelas futuras?

2. Considere os seguintes experimentos. No século XIX, o cientista Adolph Strecker (1822-1871) foi capaz de sintetizar de forma artificial, alanina, um tipo de aminoácido que compõe proteínas. A seguir, diversos cientistas conseguiram sintetizar lipídios e açucares a partir de substâncias mais simples sob a energia de descargas elétricas. No século XX, foi demonstrada a síntese de aminoácidos a partir de formas simples com auxílio de radiação ultravioleta e descargas elétricas. Como os resultados descritos suportam a hipótese de evolução química de origem e evolução da vida?

3. Quando se originou a vida? Evidências sugerem que a vida surgiu pela primeira vez por volta 3,5 bilhões de anos atrás. As evidencias são formadas por microfósseis (fosseis que são muito pequenos para serem vistos sem a ajuda do microscopio) e estruturas rochosas antigas encontradas no Sul da África e Austra lia chamadas estromatolitos. Estromatolitos são produzidos por microbios (maioria cianobacterias fotossintetizantes) que formam filmes microbia nos que aprisionam lama; com o tempo, camadas desses microbios e de lama podem formar uma estrutura rochosa estratificada o estromatolito. Estromatolitos ainda são produzidos por micro bios hoje. Esses estromatolitos modernos são incrivelmente similares aos antigos estromatolitos que fornecem evidências de algumas das mais antigas formas de vida na Terra. [...]

a) Como o estudo de fósseis contribui para o entendimento da origem e evolução da vida?

b) "Procariontes fotossintetizantes sugiram ha apenas 2 milhões de anos, refutando a hipótese autotrófica da origem da vida. Você concorda com a afirmação? Justifique.

4. A teoria sobre a origem da vida ainda encontra conflitos entre a hipótese heterotrófica e a hipotese autotrófica. Explique as diferenças entre as hipóteses, mencionando os argumentos a favor de cada uma.

Soluções para a tarefa

Respondido por Pedro131205
0

Resposta:

A- 748548

Explicação:

CONFIA O PAI E BRABOR

`´;

Respondido por ferrim424
4

Resposta:

1.a)

Átomos como o carbono, o oxigênio e o ferro não se formaram durante o Big Bang. Eles são produto de reações nucleares que ocorrem no núcleo das estrelas, que têm densidades elevadas e temperaturas que ultrapassam, tipicamente, os 20 milhões de graus.

b)etapa da evolução estrelar é o nascimento de uma estrela

Perguntas interessantes