1) Laudos ergonômicos podem ter origem a partir de demandas e solicitantes distintos, além de serem didaticamente divididos em três tipos: laudo ergonômico do objeto, do posto de trabalho e funcional. Independentemente do tipo, a estrutura de análise e de elaboração segue o mesmo padrão. Sobre os tipos de laudos ergonômicos, é correto afirmar: A) Laudo ergonômico do posto de trabalho sempre avalia somente a mesa ou bancada de de trabalho em que é exercida a atividade laboral. B) Para emitir um laudo ergonômico funcional, o fisioterapeuta pode apenas conversar com o trabalhador e solicitar que ele explique detalhadamente todas as atividades que realiza. C) Em um laudo ergonômico do objeto, se avalia o local onde o trabalhador executa suas funções e os instrumentos, ferramentas e objetos necessários para a execução do trabalho. D) Em um laudo ergonômico funcional, sempre que as ferramentas e o posto de trabalho estiverem de acordo com as normas regulamentadoras e forem ergonômicos, a atividade não apresentará riscos ao trabalhador. E) No laudo ergonômico do posto de trabalho, o fisioterapeuta avalia as condições de segurança e conforto do posto de trabalho e as correlaciona com o trabalhador que executa a atividade naquele local
Soluções para a tarefa
Um laudo ergonômico do objeto leva em conta o local de trabalho, as funções executadas, instrumentos, ferramentas e até mesmo o estado do trabalhador, uma simples entrevista não basta (alternativa C).
Ergonomia e produtividade
Não é uma questão de deixar o trabalho mais confortável apenas para melhorar a vida do trabalhador, é uma forma de aumentar a produtividade, se o trabalhador pode trabalhar de maneira confortável e sem se lesionar, ele tende a ser mais produtivo e a ter maior motivação para realizar as suas atividades na empresa.
Venha estudar mais sobre ergonomia
https://brainly.com.br/tarefa/20790465
#SPJ1
Resposta: E. No laudo ergonômico do posto de trabalho, o fisioterapeuta avalia as condições de segurança e conforto do posto de trabalho e as correlaciona com o trabalhador que executa a atividade naquele local.
Explicação: Qualquer objeto (ferramentas, acessórios, máquinas, bancadas, mesas, cadeiras, etc.) pode ser alvo de um laudo ergonômico do objeto, não apenas a mesa ou bancada de trabalho. Nele, são avaliadas as características físicas desse objeto, considerando o seu uso, e a antropometria do trabalhador, ainda avaliando possíveis riscos decorrentes de seu manuseio. Para a emissão do laudo ergonômico do posto de trabalho, o fisioterapeuta avaliará as condições ergonômicas e os riscos que possam estar presentes naquele local, mas também deverá relacionar o posto aos trabalhadores que o utilizam. O posto pode ser ergonômico se for avaliado isoladamente, porém, pode não estar adequado ao biotipo do trabalhador. No caso de um laudo ergonômico funcional, o fisioterapeuta deverá observar o trabalhador na execução de suas atividades. É possível encontrar um posto de trabalho e ferramentas ergonomicamente adequados ao trabalhador, porém sua atividade não está sendo executada da maneira adequada ou é realizada com padrões de movimentos que apresentem riscos ao trabalhador. Isso pode ocorrer por falta de treinamento da função, por movimentos repetitivos, hábitos, entre outros, e o fisioterapeuta deverá recomendar as alterações necessárias.