1)Karl Marx foi um pensador e cientista político que ressaltou a exploração na busca por lucro e trouxe à tona duas categorias de extrema importância em seu pensamento teórico: o trabalho e a alienação.
A respeito da produção de Marx, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I – Para Marx era necessário haver um rompimento com as formas filosóficas puramente abstratas de pensamento
II – Ele julgava ser necessário ir além das interpretações do mundo.
III- Era necessária a mudança do mundo, daí seu caráter revolucionário.
Alternativas:
a)V – V – V.
b)F – F – F.
c)V – V – F.
d)F – V – F.
e)V – F – V.
2)Houve um filósofo que apesar de não ter sido um educador de formação, forneceu muitas contribuições para este campo ao analisar de maneira crítica o progresso técnico como uma irrefreável maldição do homem, sendo esse o foco da obra "Dialética do esclarecimento", que escreveu em parceria com Max Horkheimer. Realizou uma crítica ferrenha à imposição cultural e ao sistema capitalista, tendo como base o marxismo, sem transformá-lo em uma doutrina. Este pensador foi:
Alternativas:
a)Benjamin Constant.
b)Walter Benjamin.
c)Theodor Adorno.
d)Peter Berger.
e)Pierre Bourdieu.
3)Pensar criticamente na mídia e na educação é algo que não pode ser deixado de lado frente ao desenfreado avanço da microeletrônica atualmente.
Para Pierre Bourdieu, a sociedade é objeto de estudos por configurar um sistema hierarquizado de poderes e privilégios. Segundo ele, na hierarquia social, cada indivíduo ocupa uma posição distinta e isso se relaciona com a distribuição desigual de recursos e poderes. Tais poderes não são determinados somente pelas relações econômicas e materiais.
Esta complexa trama de poderes e hierarquia liga-se ao que Bourdieu chamou de:
Alternativas:
a)Capital social.
b)Dialética.
c)Ação social.
d)Coerção.
e)Solidariedade.
4)Com a tecnologia, no mesmo tempo em que se disseminam as informações e ocorrem os fatos, tudo passa e nada acontece. É sobre esse tempo que Jorge Larrosa Bondía se referiu em seu texto "Notas sobre a experiência e o saber da experiência" (2002), ao refletir sobre a d
dificuldade em realizar experiências na sociedade atual.
Sobre as reflexões de Bondía, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I – A experiência está relacionada com o que acontece e toca cada indivíduo, trata-se de algo particular, que acontece de maneira distinta em cada um.
II – Pensar a Filosofia da Educação requer um esforço para se pensar também a experiência, a ética e a formação hoje.
III – É importante que a experiência seja vista como algo simplificado, restrito a um mero experimento ou de um esvaziamento de informações.
Alternativas:
a)V – V – V.
b)F – F – F.
c)V – V – F.
d)F – V – F.
e)V – F – V.
5)Hannah Arendt foi uma filósofa do século XX que se dedicou a pensar a condição humana. Arendt nasceu na Alemanha em 14 de outubro de 1906, em uma família de judeus. Em função do aumento da perseguição aos judeus na Alemanha, Arendt foi forçada a sair de sua terra natal. Chegou a Paris, mas, posteriormente, foi presa por algumas semanas em um campo de concentração. Resolveu fugir de vez das perseguições nazistas e mudou-se para Nova York, onde passou o resto de sua vida.
A respeito do pensamento da autora, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I - O poder está relacionado com a esfera da linguagem e dos sentidos, pois se relaciona com o uso livre dos locais públicos, e não por uma regulação de sua conduta.
II - Retomando aspectos de Atenas e da Roma Antiga, Arendt demonstra que o poder não estava próximo da violência, pois sua base se constituiria de uma representação de um indivíduo em função da voz do povo.
III - A obediência, nessa perspectiva, seria para com as leis, oriundas do consentimento da população.
Alternativas:
a)V – V – V.
b)F – F – F.
c)V – V – F.
d)F – V – F.
e)V – F – V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- a
2-c
3-c
4-d
5-c
Explicação:Corrigido pelo AVA
1- a) V – V – V.
De acordo com Marx, é preciso que se rompam as formas filosóficas abstratas do pensamento, pois é preciso ir a mais do que as interpretações de mundo considerando um caráter revolucionário.
2-c) Theodor Adorno.
Theodor Adorno foi um filósofo que contribui bastante para o campo da educação analisando de forma crítica o progresso técnico.
3-c) Ação social.
A ação social, de acordo com Bourdieu, consiste em um complicada trama que envolve poderes e hierarquia.
4-d) F – V – F.
O conhecimento sobre a filosofia da educação envolve se pensar também em experiência, ética e formação.
5-c) V – V – F.
O poder possui grande ligação com a esfera da linguagem e dos sentidos, de acordo com Arendt, o poder se constitui em uma representação do indivíduo considerando a voz do povo.
Bons estudos!