1. Justifique o fato de a corrente de estudos sobre a linguagem fundada por Saussure ser denominado “estruturalismo”.
2. Explique o que Saussure denominou de “forma” e de “substância” e por que esse cientista afirmou que a Linguística deve se ater apenas ao estudo da forma.
3. Explique a dicotomia entre língua e fala.
4. O que significa dizer que “a língua e, ao mesmo tempo, o instrumento e o produto da fala” ?(p. 116)
5. Qual a diferença entre realizar um estudo sincrônico e um diacrônico de uma língua?
6. Um dos postulados de base da linguística estrutural é que o signo é arbitrário. Explique o que significa essa afirmação.
7. Com as noções de sintagma e paradigma, os estruturalistas explicam por que língua é um sistema, uma estrutura, e não mera reunião de elementos linguísticos. Formule essa explicação.
8. Aponte três características da lingüística descritiva norte-americana (distribucionalismo) que fazem dela uma vertente do estruturalismo saussuriano.
Soluções para a tarefa
1. A linguagem fundada por Saussure pode ser denominado “estruturalismo” porque nela a língua é vista como uma estrutura fundamentada por várias partes que se relacionam entre si.
2. Para Saussure a forma é a organização linguística, enquanto que a substância é realização física da língua que se dá de forma fônica ou gráfica
3. A dicotomia entre língua e fala trata-se das diferenças que existem na língua escrita e falada, que se dá por uma série de fatores; visto que a língua falada é transitória.
4. A “língua é, ao mesmo tempo, o instrumento e o produto da fala” porque ela se modifica e se adapta em função da fala, enquanto que a fala só é possível por meio da existência de uma língua.
5. A sincronia é um estudo sobre as características da língua em um certo período temporal. Já a diacronia é o estudo sobre as mudanças da língua em determinado período temporal.
6. O signo é arbitrário porque não existe uma relação direta entre ele e o significado.
7. No estruturalismo o sintagma há a combinação dos elementos linguísticos com um padrão definido pelo sistema, enquanto que no paradigma não existe relação direta entre signos, sons e os sentidos atribuídos aos elementos linguísticos.
8. A linguística descritiva norte-americana é uma vertente do estruturalismo Saussuriano porque pode-se perceber que ela apresenta um Corpus, inventário, leis de combinação e de classes, fatores que refletem o estruturalismo, tal como a ideia de língua e fala.
Abraços!