1) Julgue as alternativas abaixo com V e F: ( ) A Amazônica ajuda a regular o clima. ( ) A Amazônica ajuda a regular o regime de chuvas. ( ) O solo da Amazônica é pobre,assim como ua biodiversidade. ( ) Proteger,defender e preservar a Amazônica é papel apenas dos governantes. GENTE ME AJUDEM POR FAVOR!!!!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
(V)
(V)
(F)
(F)
Explicação:
A floresta amazônica auxilia no controle do clima e das chuvas por meio dos chamados "rios voadores" que se formam sobre a floresta. Estes são provenientes das elevadíssimas taxas de evapotranspiração da floresta que, com descomunal umidade, consegue formar massas de ar úmido gigantescas. Elas são levadas pelos ventos alísios (ventos causados pela diferença de pressão existente entre os trópicos e o equador) e colidem com a cordilheira dos Andes. A partir daí, ocorre desvio para o sul/sudeste do Brasil e, consequentemente, promovem chuvas, resfriamento do clima, etc.
O solo da floresta amazônica é realmente pobre, o que o torna fértil é um processo chamado reciclagem do solo. Tal processo baseia-se no reaproveitamento de matéria orgânica depositada tanto pela fauna, quanto pela flora sobre o horizonte O. Inobstante a pobreza da terra, a biodiversidade - no que tange a fauna e flora - dessa floresta transcende os limites do imaginável. Saiba que ela possui a maior biodiversidade do mundo!
Proteger a nossa riqueza esverdeada não é um papel somente dos governantes. Torna-se imprescindível que nós, cidadão brasileiros, em conjunto com todos os que em sã consciência são capazes ver como é indispensável essa mata, lutemos para a proteção dessa entidade natural que é tão valiosa para o manejo e manutenção seja do clima, seja das chuvas, seja da vida.
OBS.:
Ao desmatarmos a floresta amazônica, expomos o solo a um processo conhecido como lixiviação. Este processo baseia-se na limpeza de nutrientes superficiais do solo através das águas das chuvas e ocorre pela ausência das árvores que, sem a presença de suas raízes, não firmam a terra; esta, por sua vez, é levada pelas enchentes.