Artes, perguntado por jr1453266, 7 meses atrás

Quais os principais fatores políticos e sociais do construtivismo nas artes​


samuelolisjj: Eae

Soluções para a tarefa

Respondido por eusilenelimalima
2

construtivismo nas artes foi um movimento estético que começou na Rússia, pouco tempo após a Revolução Russa de 1917. Ele foi fruto das vanguardas europeias do século XX, além de ter tido forte influência da arquitetura.

Entre os seus princípios construtivistas estava a negação de uma forma de arte “pura” e a contestação da ideia de que a arte era um elemento de criação separado do cotidiano. A arte, movida pela esperança dos novos ares do socialismo, tinha que ser elaborada por técnicas e materiais modernos e apresentar objetivos sociais.

Contexto histórico

Em 1917, o termo arte construtivista apareceu pela primeira vez pelo pintor Kazimir Malevich (1879-1935), russo que descreveu o trabalho de um compatriota, o artista plástico e fotógrafo Alexander Rodchenko (1891-1956).

Enquanto movimento, o construtivismo nas artes seguiu até 1934, na União Soviética e na antiga República de Weimar. No decorrer desse período, as expressões inovadoras do movimento contribuíram para a arte moderna.

Antes de seguir, cabe mencionar o motivo do movimento durar até 1934. Por questão política e ideológica, daquele ano em diante, a única forma de arte admitida na URSS era o Realismo de cunho socialista.

Perguntas interessantes