1. Identifique o autor e a época em que o texto foi produzido.
2. Segundo o autor, quais caraterísticas naturais a cidade ideal deve ter?
3. Quais foram os critérios do autor para delimitar as características elencadas acima?
4. Qual recurso natural tem importância imprescindível para a cidade ideal? Qual solução o autor
propõe para a ausência desse recurso?
Soluções para a tarefa
É possível identificar o autor do texto e a época em que ele foi produzido observando as informações dos elementos textuais e didáticos que acompanham o trecho, como o enunciado introdutório, notas de rodapé ou notas de fim.
A cidade ideal de Aristóteles
1) O autor do texto, produzido no século IV a.C, é o filósofo grego Aristóteles. É possível encontrar as informações no texto didático que introduz o texto, bem como no rodapé do trecho, onde as referências bibliográficas mostram o nome do autor e onde o texto pode ser encontrado, dentro do livro "Política", naquela edição específica indicada.
2) De acordo com o autor do texto, Aristóteles, a cidade ideal deve ter entre suas características naturais a proximidade com o litoral, e o seu perímetro deve ser delimitado por relevos montanhosos. Há ainda a menção à importância de haver fontes de água naturais em abundância.
3) Os critérios utilizados para chegar a estas conclusões levam em conta as vantagens climáticas, militares e de saúde da população que essa configuração proporcionaria a uma cidade. De acordo com Aristóteles, uma cidade com estas características seria segura e saudável para seus habitantes, dos pontos de vista político e militar, inclusive.
4) O recurso natural apontado por Aristóteles como imprescindível é a água potável. Idealmente, ela teria de estar disponível aos habitantes da cidade com facilidade e abundância em fontes naturais e puras. O autor apresenta uma alternativa à ausência desses recursos, que consiste na captação das águas das chuvas em cisternas.
Saiba mais sobre Aristóteles em: https://brainly.com.br/tarefa/51863340
#SPJ1