1 — "Historicamente, o processo pelo qual a burguesia tomou-se no decorrer do século XVIII a classe politicamente dominante abrigou-se atrás da instalação de um quadro jurídico explícito, codificado, formalmente igualitário, e através da organização de um regime de tipo parlamentar e representa tivo. Mas o desenvolvimento e a generalização dos dispositivos disciplinares constituíram a outra vertente, obscura, desse processo. (Foucault, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 194). A partir dessa citação, atenda às questões: a) Qual a contradição a que Foucault faz referência no texto? b) Quais são os dispositivos disciplinares a que ele se refere? c) Justifique, com um exemplo, o fato de que, para Foucault, o poder antecede o saber.
Soluções para a tarefa
Respondido por
119
Resposta:
A grande contradição é o fato de a burguesia ter implementado um sistema jurídico que formalmente é igualitário mas que se você observar a fundo serve apenas para manter o poder dominante que a eles já existiam há um tempo.
b) Os referidos dispositivos disciplinares podem ser vistos como um lado obscuro do processo para tornar a burgueis classe dominante.
c) O poder vem antes do saber tendo em vista que esse último serve para questionar um poder já existente.
A história do homem passa por diversas épocas de dominação, sendo a última feitas pelos burgueses.
Explicação: Espero ter ajudado:)
100% de garantia da resposta
fernandoribeir10:
obrigad vlw
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás