1. Heráclito defendia que tudo está em constante movimento, enquanto Parmênides alegava justamente o contrário, isto é, a imobilidade do ser. Posicione a filosofia aristotélica nesse debate.
2. Sabemos que o ceticismo é a postura filosófica
que questiona a possibilidade de conhecer e que
há duas posturas céticas (a radical, que conclui
a impossibilidade de se atingir o conhecimento
seguro; e a moderada, que suspende provisoria-
mente qualquer juízo e professa o relativismo).
Pode-se, então, dizer que a dúvida de Descartes o
transforma em um filósofo cético?
4.0 antropologo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro cunhou a expressão "perspectivismo amerindio" para designar o modo como os indígenas enxergam os outros seres da natureza, atribuindo-lhes uma alma essencialmente semelhante àhumana. Por outro lado, os seres humanos podem adquirir caracteristicas animalescas (perceba no
trecho a seguir como essa visão se manifesta nas metáforas criadas para denominar os "Brancos") Com base neste trecho e na ideia de perspectivismo amerindio, pode-se dizer que para os Yanomami o ser humano é parte imanente à natureza ou ele a transcende (isto é, o ser humano e exterior à natureza)? Explique,
5. Leia o texto a seguir e responda às questões.
"O programa da sociedade de crescimento não é outro se não o da modernidade, ou seja, a maior felicidade para o maior número. Ele foi formulado quase simultaneamente por toda uma série de pen- sadores da Europa iluminista, de Cesare Beccaria a Jeremy Bentham. Com efeito, como assinala o filósofo e teólogo protestante Jacques Ellul nos anos 1970. A ideologia da felicidade exige um crescimento de consumo de bem-estar, criando o terreno favorável para a eclosão de novas necessidades. [...] Mas quanto mais aumenta o consumo, mais a ideologia da felicidade deve ser poderosa para preencher o vazio do absurdo do ciclo iniciado. A via de acesso à felicidade é a do bem-estar, e somente a dele'. Ora, estamos assistindo à falência dessa felicidade quantificada e, portanto, ao des- moronamento de um dos pilares imaginários da sociedade ocidental hoje globalizada."
a) o que o autor quer dizer com "felicidade quantificada"?
b) Para você, é necessário colocar em xeque os fundamentos da sociedade de crescimento para inventar outras concepções de felicidade? Justifique
Soluções para a tarefa
1. Para Aristóteles a realidade não muda e portanto não está em movimento. Entretanto, considera a possibilidade de mudança ou movimento. Por isso explica a teoria do ato e potência. Isto quer dizer que o movimento está contido no ato. Uma semente em ato contém o movimento em potência de se tornar uma árvore, pois apenas muda sua forma, sem alterar sua matéria.
2. Não podemos dizer que Descartes seja um filósofo cético. Embora seu pensamento seja construído a partir da dúvida, ele certamente chegou a certeza de existir: "Cogito ergo sum, Penso, logo existo, tornando possível o conhecimento humano.
4. Para os Yanomami, o ser humano é parte imanente da natureza, quer dizer, não existe diferenciação entre animais e o homem, além da aparência.
5. a. Felicidade quantificada diz respeito a utilidade de um bem em relação a felicidade que ele pode proporcionar. Dentro do pensamento utilitrista, as coisas boas e más são decididas sob o ponto de vista da utilidade e da repercursão. Quanto mais pessoas beneficiadas, maior a felicidade porporcionada.
b. Sim, é necessário que a sociedade reveja as concepções de felicidade, construídas pelo utilitarismo, que desconsidera a individualidade e impõe padrões de bem-estar, relacionados exclusivamente a níveis de consumo.
A filosofia Contemporânea
Trazemos enorme contexto filosófico aos nossos dias atuais. E é imprescindível que repenssemos nossas construções de realidade. Longe de estarmos na melhor definição de ser humano e natureza, nossas relações baseadas no consumo, deformam nossa percepção de bem-estar e consequentemente, de felicidade.
É preciso reforçar nossa natureza com o mundo que nos cerca, sem privilégios de sexo, cor, raça, ou qualquer forma de imputar à uns a situação de mais ou melhor, enquanto à outros, de menos ou pior.
Bons estudos!
Saiba mais sobre A filosofia Contemporânea em: brainly.com.br/tarefa/17030899