1. “Há 20 anos, o Paraná registrava um dos maiores desastres ambientais de sua história. O rompimento do Oleoduto Santa Catarina–Paraná (OSPAR), duto ligado à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), da Petrobras, em Araucária, causou o vazamento de uma enorme quantidade de petróleo, contaminando a bacia do Arroio Saldanha e os rios Barigui e Iguaçu. Mesmo após duas décadas, o caso ainda corre na Justiça. Os quatro milhões de litros de óleo cru, que correspondem a 35 mil barris, se espalharam por quase 100 quilômetros, atingindo uma vasta Área de Preservação Permanente (APP) do Bioma da Mata Atlântica e causando prejuízos à flora, à fauna e à qualidade da água e do ar.” O rompimento do oleoduto da Repar é considerado o maior vasamento de petróleo em território nacional, porém, em termos ambientais, o derramamento que ocorreu em 2019 na costa nordestina preocupa mais. O derramemento de óleo no nordeste ocorreu em um sistema mais aberto enquanto o da Repar ocorreu em ambiente terrestre, mais fácil de ser controlado. Sobre esse tipo de “desastre ambiental” é correto afirmar que: *
1 ponto
a. o derramamento de óleo pode gerar contaminação dos organismos em ambientes aquáticos além da acidificação dos oceanos.
b. o derramamento de óleo gera um fenômeno conhecido como maré negra, resultando na morte de organismos aquáticos pela dificuldade de captação de oxigênio.
c. o derramamento de óleo em corpos de água é um tipo de poluição biológica das águas, podendo gerar um aumento siginificativo no fitoplâncton da região afetada.
d. o derramamento de óleo pode gerar um fenômeno conhecido como eutrofização, onde os corpos d’água atingidos terão uma multiplicação acentuada de algas e posterior morte de peixes.
2. “25 milhões de animais marinhos são impactados por pesca fantasma no Brasil por ano, estima relatório. Aproximadamente 580 kg de redes são perdidos na costa brasileira diariamente. Petrechos de pesca matam diversas espécies e atingem até a Amazônia (Figura 1). A respeito das informações acima, identifique a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
Figura 1
Figura 1
a. A pesca fantasma pode ter influência na desestruturação de teias alimentares marinhas, causando grandes prejuízos ecológicos.
b. A pesca fantasma atinge não apenas os peixes, mas pode ter ação sobre invertebrados, aves, tartarugas e mamíferos aquáticos ou com dietas relacionadas a estes ecossistemas.
c. Os pescadores são pouco prejudicados com a pesca fantasma, pois os recursos pesqueiros não são afetados e as perdas econômicas são baixas.
d. A pesca fantasma ocorre quando petrechos de pesca são extraviados e continuam a capturar recursos pesqueiros por tempo indefinido, visto que os materiais com que esses petrechos são fabricados tendem a ser resistentes e ter longa vida útil.
Soluções para a tarefa
✅
Resposta:
1) b) o derramamento de óleo gera um fenômeno conhecido como maré negra, resultando na morte de organismos aquáticos pela dificuldade de captação de oxigênio.
2) c) Os pescadores são pouco prejudicados com a pesca fantasma, pois os recursos pesqueiros não são afetados e as perdas econômicas são baixas.
Explicação:
1) A letra b é a resposta certa pois a maré negra, que resulta em morte de organismos aquáticos por falta de oxigenação, ocorre devido ao derramamento de óleo em corpos d’água.
2) A letra c é a correta pois a pesca fantasma, alem de causar grandes prejuízos ambientais, resulta também em prejuízos econômicos. O extravio de petrechos de pesca causa prejuízo aos pescadores, que precisam repor o material, e ainda diminuem a disponibilidade de recursos pesqueiros.
✔ Confirmado Pelos Professores do Google ClassRoom:
obs: As alternativas podem mudar de posição, no meu caso era a letra b) para a 1., e a letra c) para a 2)., Como da para ver nas imagens: