1)
Ganhar e perder, conhecer regras, divertir-se, manipular objetos, tudo isso faz parte do universo dos jogos no ensino de Matemática.
Sobre o trabalho com jogos no ensino de Matemática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As atividades com jogos, sendo essencialmente lúdicas, garantem somente o caráter prazeroso que a escola precisa assumir no trato com os objetos de conhecimento, tendo como objetivo principal retirar da Matemática a imagem de "bicho papão" do ensino escolar;
( ) Por meio do jogo é possível trabalhar com diversos processos de estimativa, contagem, cálculo mental, etc, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático mesmo que durante o brincar, muitas vezes, o aluno não tenha consciência de que está aprendendo e utilizando Matemática;
( ) O jogo, usado como alternativa metodológica, deve ir além do lúdico, sendo necessário desenvolver atividades voltadas ao registro e sistematização de conhecimentos matemáticos;
( ) O jogo, por sua ludicidade, possui fim em si mesmo, assim qualquer jogo, mesmo sem intencionalidade didática, constitui uma alternativa metodológica para o trabalho com a Matemática.
Assinale a sequência correta.
Alternativas:
a)
V, F, V, F
b)
F, F, V, V
c)
V, V, F, F
d)
F, V, V, F
2)
Com relação a utilização de jogos e o ensino tradicional de Matemática, analise as afirmativas abaixo:
I – Os jogos contribuem para a conservação do ensino tradicional de Matemática na Educação Básica, pois ambos atribuem ao professor e ao aluno a mesma posição com relação ao processo de ensino e de aprendizagem;
II – A utilização de jogos no ensino de Matemática representa uma mudança de concepção do professor com relação ao modo de ensinar e ao processo de ensino e de aprendizagem, pois o professor deixa de ser o autor principal do processo educativo;
III – Os jogos contribuem para a inversão de papéis entre professor e alunos no ensino tradicional de Matemática: o professor passa a observar, organizar o ambiente de ensino e os conteúdos, bem como a mediar negociações entre os próprios estudante, enquanto aluno torna-se mais autônomo e responsável pela sua própria aprendizagem.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
a)
I e II
b)
I e III
c)
II e III
d)
I, II e III
3)
Uma das alternativas pedagógicas para o ensino e a aprendizagem de Matemática são os "Jogos". De acordo com Borin (2002), os jogos podem ser classificados como jogos de treinamento (ou de sorte) e jogos de estratégia. Sobre os jogos, analise as afirmações:
I – Por meio dos jogos nas aulas de Matemática, o aluno, na busca de uma estratégia vencedora, lê e compreende a situação (as regas do jogo), levanta dados, e formula hipóteses;
II – Os jogos de estratégias são aqueles em que os alunos podem se dedicar a encontrar uma estratégia vencedora, em que o fator sorte não é decisivo para o resultado do jogo;
III – Nos jogos de treinamento (ou de sorte) têm como principal característica estimular o desenvolvimento do pensamento lógico nos estudantes.
Dentre as afirmações apresentadas, estão corretas:
Alternativas:
a)
I e II
b)
I e III
c)
II e III
d)
I, II e III
4)
Os jogos de estratégia contribuem para que os estudantes desenvolvem habilidades que compõem o raciocínio lógico. Afinal, na busca por compreenderem as regras e aplicá-las nos caminhos e estratégias por eles definidas permitem que estes estudantes realizem:
Alternativas:
a)
Deduções
b)
Induções
c)
Levantamento de hipóteses
d)
Questionamentos
5)
Considere as seguintes afirmações:
I – Usar jogos durante o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio-lógico do aluno, porém o professor precisa ter explícito qual o objetivo que se pretende alcançar, qual a idade mais apropriada para utilizar um jogo, ter claro que noções matemáticas serão abordadas, etc;
II – Para estimular o raciocínio-lógico os jogos precisam ser propostos individualmente, pois para aprender Matemática é preciso muita concentração e os jogos em grupo provocam o desvio da atenção e do foco do aluno;
III – O jogo é importante, mas não é a única ferramenta que pode ser utilizada na aprendizagem, bem como apenas por meio do jogo não é possível garantir a aprendizagem;
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
a)
II e III
b)
I e III
c)
I e II
d)
I, II e III
Soluções para a tarefa
2-C
3-A
4-A
5-B
todas corretas.
Resposta:
6. Os jogos matemáticos são ferramentas que podem contribuir na aprendizagem de conteúdos. Eles estimulam o raciocínio-lógico, a curiosidade e a autoconfiança na hora de resolver situações-problema. Sobre o exposto, analise as seguintes sentenças:
I- É correto afirmar que os jogos matemáticos irão resolver todos os problemas da educação.
II- Os jogos matemáticos são muito utilizados como metodologia de ensino, mas é importante respeitar os conhecimentos que já foram internalizados pelo aluno para se ter sucesso na aprendizagem.
III- O professor pode utilizar um material de ensino apenas porque ele é divertido e lúdico, pois a simples introdução de jogos ou atividades já garante a aprendizagem.
IV- A metodologia adotada pelo professor deve possibilitar um aprender significativo e não uma aprendizagem mecânica sem sentido para o aluno.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.
Explicação passo-a-passo: