1) Fazer um resumo de cada um desses temas.
a) Tipologia Textual
b) Funções da Linguagem
c) Barroco
d) Quinhentismo
e) Crônica
f) Notícia
g) Acentuação
h) Formação de Palavras
Por favor me ajudem!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) A tipologia textual é classificada de acordo com a estrutura e a finalidade de um texto. Cada tipo de texto cumpre uma função e, para isso, possui um modo específico de enunciar e realizar a comunicação.
Exemplos: Argumentativo, Expositivo, Narrativo, Descritivo, Injuntivo são exemplos de tipologia Textual
B) As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.
Exemplos: Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. são exemplos de Funções da linguagem
C) As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero.
Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes. Houveram dois estilos que marcaram o barroco literário: Cultismo e Conceptismo
D) Quinhentismo é a denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI, no momento em que a cultura europeia foi introduzida no país. Note que, nesse período, ainda não se trata de literatura genuinamente brasileira, a qual revele visão do homem brasileiro
E) A Crônica é uma narração curta, na maioria dos casos, é um texto curto e narrado em primeira pessoa, ou seja, o próprio escritor está "dialogando" com o leitor. Isso faz com que a crônica apresente uma visão totalmente pessoal de um determinado assunto: a visão do cronista. Ao desenvolver seu estilo e ao selecionar as palavras que utiliza em seu texto, o cronista está transmitindo ao leitor a sua visão de mundo. Ele está, na verdade, expondo a sua forma pessoal de compreender os acontecimentos que o cercam.
Tipos de crônica: Crônica descritiva Crônica narrativa, Crônica dissertativa , Crônica narrativo-descritiva, Crônica humorística, Crônica lírica , Crônica poética , Crônica jornalística , Crônica histórica
F) A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento, socialmente relevante que merece publicação em um meio de comunicação social.
G) A acentuação é um tema inerente aos postulados gramaticais que, indiscutivelmente, concebe-se como um fator relevante, em se tratando da linguagem escrita. Trata-se do fenômeno relacionado com a intensidade em que as sílabas se apresentam quando pronunciadas, podendo ser em maior ou menor grau. Quando proferidas com mais intensidade, classificam-se como tônicas, e quando soadas de maneira mais sutil, como átonas.
H) Há em Português palavras primitivas, palavras derivadas, palavras simples e palavras compostas.
Palavras primitivas: aquelas que, na língua portuguesa, não provêm de outra palavra.
Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra.
Palavras simples: aquelas que possuem um só radical
Palavras compostas: aquelas que possuem mais de um radical.
Como processos de formação de palavras, podemos citar:
⇒ Justaposição: ocorre quando os elementos que formam o composto são postos lado a lado, ou seja, justapostos: Ex: para-raios, girassol
⇒ Composição por aglutinação: ocorre quando os elementos que formam o composto aglutinam-se e pelo menos um deles perde sua integridade sonora: Ex: planalto (plano + alto) , vinagre (vinho + acre)
⇒ Prefixal (ou prefixação): a palavra nova é obtida por acréscimo de prefixo: Ex: In--------feliz :prefixo + radical, des----------leal : prefixo + radical
⇒ Sufixal (ou sufixação): a palavra nova é obtida por acréscimo de sufixo.
Ex: Feliz----mente leal------dade
radical + sufixo radical + sufixo
⇒ Parassintética: a palavra nova é obtida pelo acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo. Por parassíntese formam-se principalmente verbos.
Ex: En-------trist-----ecer
prefixo + radical + sufixo
En--------tard-----ecer
prefixo + radical + sufixo
⇒ Derivação regressiva: a palavra nova é obtida por redução da palavra primitiva. Ocorre, sobretudo, na formação de substantivos derivados de verbos.
⇒ Derivação imprópria: a palavra nova (derivada) é obtida pela mudança de categoria gramatical da palavra primitiva. Não ocorre, pois, alteração na forma, mas tão somente na classe gramatical.
⇒ Hibridismo: é a palavra formada com elementos oriundos de línguas diferentes.
Ex: automóvel (auto: grego; móvel: latim)
sociologia (socio: latim; logia: grego)
Espero ter ajudado