1) (Fatec-SP) Não tendo capital necessário para realizar a colonização do Brasil, pois atravessava uma série crise econômica, Portugal decidiu adotar o sistema de capitanias hereditárias.É correto afirmar que:
a) as capitanias foram entregues a capitães-donatários, com o compromisso de promoverem seu povoamento e exploração; contudo, poucos eram os direitos e os privilégios que recebiam em troca.
b) o sistema foi adotado devido à presença de estrangeiros no litoral, à péssima situação econômico-financeira de Portugal e ao seu sucesso nas Ilhas do Atlântico.
c) as capitanias eram pessoais, transferíveis, inalienáveis e não podiam ser passadas para seus herdeiros.
d) o sistema era regulamentado por dois documentos: a Carta de Doação e o Foral, sendo que na Carta de Doação vinham detalhados os direitos e deveres dos donatários, além dos impostos e tributos a serem pagos.
e) a administração política da colônia tornou-se centralizada, assim como a da Metrópole.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a b) o sistema foi adotado devido à presença de estrangeiros no litoral, à péssima situação econômico-financeira de Portugal e ao seu sucesso nas Ilhas do Atlântico.
Após a crise econômica, Portugal estipulou as capitanias hereditárias motivado pela presença de estrangeiros no litoral, pela péssima situação econômica e o sucesso nas ilhas de Atlântico.
Diante de várias demandas da coroa, as capitanias foram usadas para a resposta desses problemas.
Algumas dessas demandas são:
- ameaças de invasão;
- o fracasso no comércio oriental;
- sistema de capitanias hereditárias com bom funcionamento em outras colônias.
Os donatários eram, essencialmente, nobres ou exerciam algum poder local e com a coroa.
Leia mais sobre em: https://brainly.com.br/tarefa/1639128
Espero ter ajudado.
Resposta:
b) o sistema foi adotado devido à presença de estrangeiros no litoral, à péssima situação econômico-financeira de Portugal e ao seu sucesso nas Ilhas do Atlântico.
Explicação:confia