História, perguntado por cauafeguri94, 7 meses atrás

1. (FATEC – ADAP.) A resistência indígena à escravidão a que os portugueses tentavam lhes submeter, foi composta por guerras, fugas e recusa ao trabalho, além da morte de uma boa parte deles. A escravidão indígena adotada no início da colonização do Brasil, foi progressivamente abandonada e substituída pela africana, entre outros motivos, devido: *
1 ponto
a) ao constante empenho do Papado na defesa dos índios contra os colonos, depois de um longo e árduo trabalho dos padres jesuítas na catequização dos povos indígenas, nativos das Américas.
b)à intensa e bem-sucedida campanha dos padres jesuítas em favor dos índios, já que possuíam grande prestígio perante o rei de Portugal por causa do seu trabalho de evangelização.
c) à completa incapacidade dos indígenas para o trabalho, já que, antes da chegada dos portugueses às terras americanas, esses povos eram apenas caçadores e coletores, não conhecendo nem mesmo a prática da agricultura.
d) aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro aos capitais particulares e à Coroa portuguesa, que trouxeram, à força, do continente africano milhares de pessoas em condições precárias.

Soluções para a tarefa

Respondido por straxxy
294

Resposta:

1) d) aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro aos capitais particulares e à Coroa portuguesa, que trouxeram, à força, do continente africano milhares de pessoas em condições precárias.

2) d) população dos quilombos também era formada por indígenas ameaçados pelos europeus, brancos pobres e outros aventureiros e desertores, embora predominassem africanos e seus descendentes.

Explicação:

confia


victormtfe: boa boa veinho
nicolysusan15: obrigada
nicolysusan15: certinho
vitoriamicos60: Obrigadinhaa
rockpmadureira: q isso novinho valeu
edu2005hb: Brabo d+
Respondido por yohannab26
24

 A troca de mão de obra indígena pela a escravizada africana ocorreu devido ao grande lucro proporcionados pelo tráfico negreiro aos capitais particulares e à Coroa portuguesa. ( Alternativa D)

 Uma curiosidade sobre essa permuta de mão de obra foi a "justificativa" de escravizar os mulçumanos que viviam na África como forma de castigo divino, pois era chamados de infiéis.

  ⇒ Analisaremos a seguir cada proposição:

a) FALSA

 Ao constante empenho do Papado na defesa dos índios (...)

⇒ Ocorriam conflitos internos no âmbito da Igreja Católica, diante disso não existiam empenho do Papado em ajudar os índios, eles eram considerados mais um fardo para a igreja.

b) FALSA

 À intensa e bem-sucedida campanha dos padres jesuíta (...)

 ⇒ A campanha de catequização dos Padres Jesuítas não foram bem sucedidas uma vez que houve resistência dos indígenas diante a nova crença religiosa.

c) FALSA

 À completa incapacidade dos indígenas para o trabalho (...)

Os índios estavam em seu território natural e eram capazes de exercer qualquer atividade além de ter domínio de práticas agrícolas.  

d) VERDADEIRA

  Aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro aos capitais particulares e à Coroa portuguesa (...)

 ⇒  O tráfico negreiro era uma atividade altamente lucrativa, fato esse que sua prática foi disseminada por todo continente europeu e americano, em meados dos séculos XV ao XIX.

Para mais informações, acesse:

Por que o tráfico negreiro era um comércio lucrativo : https://brainly.com.br/tarefa/9874697

Anexos:
Perguntas interessantes