1. (Fatec/2018) Segundo o sociólogo e filósofo alemão Herbert Marcuse (1898–1979), a sociedade de massas tem o consumo como seu ideal de vida, limitando seus horizontes e aspirações à posse de bens materiais, como automóveis e eletroeletrônicos. Podemos afirmar corretamente que a sociedade de massas surgiu:
a) na Idade Moderna, quando, ao retirar Deus do centro das preocupações humanas, o Humanismo provocou a valorização do individualismo, enfraquecendo os laços comunitários.
b) no século XVII, quando a ascensão do pensamento Iluminista popularizou o acesso aos livros, provocando o desenvolvimento da razão e do pensamento crítico das classes populares.
c) no início do século XX, quando a Segunda Revolução Industrial acelerou o processo de urbanização, favorecendo a formação de mercados produtores e consumidores na Europa e nos Estados Unidos.
d) na Grécia antiga, quando o crescimento da população e o surgimento da filosofia forçaram a reformulação da legislação e a extensão dos direitos civis para todas as classes sociais.
2. Segundo a crítica de Herbert Marcuse, na visão tradicional do marxismo, a arte moderna representa: *
a) interesse dos opressores
b) a vontade dos trabalhadores
c) o interesse dos opressores
d) o espírito absoluto
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- c
2- a
Explicação:
1- c) no início do século XX, quando a Segunda Revolução Industrial acelerou o processo de urbanização, favorecendo a formação de mercados produtores e consumidores na Europa e nos Estados Unidos.
2- a) interesse dos opressores
As resposta corretas são, respectivamente, C e A)
A sociedade de massa nada mais é do que um tipo de organização social que tende a ser considerada como recente.
Com isso, pode-se conceituar esta como uma sociedade onde a grande maioria da população está envolvida na produção, na distribuição e também no consumo de bens e serviços.
Além do mais, tal sociedade pode seguir um modelo de comportamento generalizado, participando assim do meio político e também da vida cultural, pois ela atua diretamente no cotidiano do indivíduo.
Bons estudos!