História, perguntado por vitorraf, 1 ano atrás

1 fale sobre as mudanças ocorridas no contexto do renascimento 2 fale sobre as principais características do renascimento 3 que reflexos das mudanças ocorridas no renascimento , podemos vislumbrar nas obras ''dom quixote" e "romeu e julieta" 4 de exemplos de contradições , segundo martinho lutero , praticadas pela igreja católica 5 discorra sobre os motivos que levaram lutero a ser convocado , em Roma , pela igreja católica 6 fale sobre os fatores politicos , economicos e intelectuais que interferiam a reforma protestante 7 fale sobre os principios da igreja luterana 8 discorra sobre a fundação da igreja anglicana
9 fale sobre os principios da igreja calvinista 10 por quais motivos a igreja anabatista fora persequida

Soluções para a tarefa

Respondido por andressathamires84
1

) O renascimento compreende o período entre os séculos XIV e XVI, quando uma série de transformações nas ciências, nas artes e nas reladões políticas e sociais, atingiram profundamente a forma pela qual o homem europeu percebia o mundo à sua volta.

2) As principais características do renascimento são marcadas pela retomada do pensamento filosófico clássico, buscando a superação do pensamento medieval: antropocentrismo: valorização do homem como ser racional e perfeito; otimismo: pensamento positivo no progresso e na capacidade humana; racionalismo: valorizando a razão humana como base do conhecimento; humanismo: a valorização do espírito humano, capacidades, potencialidades e diversidades dos seres humanos;  hedonismo: valorização dos prazeres  sensoriais, carnais e materiais.

3) A obra “Dom Quixote de La Mancha”, seu autor Miguel de Cervantes, revolucionou a literatura ao utilizar recursos como a ironia e o humor, atentando assim, a figura mítica dos cavaleiros. A obra "Romeu e Julieta" de William Shakespeare, por denunciar a hipocrisia e as convenções sociais, os interesses econômicos e a sede de poder.

4) Martinho Lutero condenou as práticas da Igreja Católica, citados no documento com 95 pontos contrários aos ensinamentos e práticas da Igreja: como a venda de indulgências, dos cargos eclesiásticos, a inadequação do alto clero que se comportava de maneira mundana e luxuosa, a venda de artigos religiosos, a corrupção entre muitos outros,

5) Martinho Lutero fez severas críticas à Igreja Católica, iniciando um manifesto contra a Igreja, chamado de Reforma Protestante. Foi o responsável também, pela tradução da Bíblia do latim para o alemão, deslocando o acesso único do clero às Sagradas Escrituras.

6) Muitos fatores marcaram e interferiram para a possibilidade da reforma Protestante. No contexto econômico, o crescimento das cidades e de uma nova classe de ricos comerciantes burgueses, que eram malvistos pela Igreja, o questionamento dos dogmas impostos e o não cumprimento dos votos religiosos, o forte envolvimento da Igreja em questões materiais, no poder político e na posse de terras, foram fatores que levaram ao descontentamento tanto da população, quanto dos governantes.

7) Os principais princípios da doutrina Luterana:  a Salvação pela fé, a Presença da verdade somente na Bíblia, a Extinção do clero regular, a Livre interpretação da Bíblia, a Eliminação de tradições e rituais nos cultos religiosos, o Fim do celibato, a Proibição do uso de imagens nas igrejas, o uso do alemão nos cultos religiosos, a Eucaristia e batismo como únicos sacramentos válidos.

8) A fundação da Igreja Anglicana teve razões políticas, sendo o cisma e a criação de uma igreja reformada, ocasionada pela contenda entre a Inglaterra e Roma, no século XVI, resultando na excomunhão de Henrique VIII, em 1538 e a votação de leis pelo parlamento inglês, transferindo para o rei os dividendos que o papado recebia em solo inglês, instituía Henrique VIII como chefe supremo da Igreja da Inglaterra, encerrado qualquer ligação com Roma.

9) São princípios da igreja calvinista: a total depravação do homem, a eleição incondicional, a expiação limitada, a graça irreversível e a perseverança dos Santos.

10) O anabatismo foi um movimento religioso protestante radical do período da Reforma Protestante do século XVI. O anabatismo opôs-se a católicos e reformadores, reivindicando a separação entre Igreja e Estado, a não aceitação do batismo infantil e pregava o próprio afastamento e isolamento da sociedade de modo pacífico. Foram chamados de “anabatistas” ou os que rebatizavam e foram acusados de heresia e subversão.

Perguntas interessantes