1) "Falando sobre seu pensamento, Foucault disse que o alvo dos seus trabalhos não era o fenômeno do poder, mas criar uma história dos diferentes modos pelos quais os seres humanos tornam-se sujeitos. Podemos dizer que o que ele pretendia era estudar as formas de constituição do indivíduo moderno. Em sua obra, Foucault se refere a mecanismos de objetivação e de subjetivação que concorreriam como processos de constituição do indivíduo. Os primeiros são os mecanismos que tendem a fazer do homem um objeto, ou seja, se referem aos processos disciplinares que tendem a tornar o homem dócil politicamente e útil economicamente. Os segundos se referem aos processos que em nossa sociedade fazem do homem um sujeito preso a uma identidade que lhe é atribuída como sua" (PEZ, Tiaraju Dal Pozzo. Pequena análise sobre o sujeito em Foucault: a construção de uma ética possível. Disponível em: . Acesso em 10 out.2016).
Utilizando-se dos conceitos de objetivação e subjetivação, assinale a alternativa correta quanto a leitura destes sobre a sexualidade:
a) os processos disciplinares constituem para sexualidade determinadas regras, normas e saberes que estabelecem o lugar que cada sujeito deve ocupar nas relações sociais e assim ele possa se identificar com outros/as que estabelecem-se pelo mesmo padrão.
2) Leia a entrevista a seguir:
IHU On-Line – Como a sexualidade foi tratada em diferentes períodos da história da humanidade?
Esther Diaz: A sexualidade, tal como Michel Foucault a estudou, surgiu recém na modernidade e, assim, foi estudada durante o século XX. Pois bem, sem dúvida, os humanos têm genitalidade desde o momento do nascimento, mas a sexualidade é muito mais do que genitais. É uma figura epocal que está relacionada com os genitais, mas os transpassa amplamente. Tem mais a ver com o desejo e, obviamente, com o sexo (sexo é uma determinação biológica, sexualidade é uma determinação conceitual-social). Nesse sentido, ela foi tematizada por Platão, e a problemática foi retomada recém no século XIX, com Schopenhauer primeiro, e com Nietzsche mais tarde, no campo filosófico, e com Freud no psicanalítico. (Disponível em: . Acesso em 10 out. 2016)
A partir desse trecho da entrevista com a filósofa argentina Esther Diaz, assinale qual a alternativa correta que responde ao sentido abordado sobre sexualidade:
c) sócio-histórico
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta
1 a
2 c
3 d
4 c
Explicação:
Muito obrigado!!!
1 a
2 c
3 d
4 c
QUESTÃO 1
a) os processos disciplinares constituem para sexualidade determinadas regras, normas e saberes que estabelecem o lugar que cada sujeito deve ocupar nas relações sociais e assim ele possa se identificar com outros/as que estabelecem-se pelo mesmo padrão.
O homem como sujeito civilizado vive sob um conjunto de normas que podem ser ou não utilizadas, mas como sujeitos éticos tendem a respeitá-las, já que são "impostas" pela sociedade de maneira geral.
QUESTÃO 2
c) sócio-histórico
Diz-se “sócio-histórico” aquilo que faz referência à história de uma determinada sociedade.
Na entrevista, a filósofa argentina Esther Diaz fala sobre a sexualidade no sentido “sócio-histórico”. Abaixo temos alguns trechos que evidenciam isso:
“A sexualidade, tal como Michel Foucault a estudou, surgiu recém na modernidade [...] foi estudada durante o século XX.”
“É uma figura epocal [...].”
“[...] ela foi tematizada por Platão, e a problemática foi retomada recém no século XIX [...]”.
Bons estudos!