1) Fala queridos alunos e alunas do 6º. Hoje falamos sobre a desertificação e como algumas atitudes humanas podem provocá-la e como algumas ações, quando feitas de modo sustentável, são benéficas ao meio ambiente. Você está pronto para relembrar os elementos importantes de nossa aula de hoje? Bora! Quais fatores podem provocar a desertificação?
Abaixo, alguns vídeos opcionais sobre nosso tema. E assim, sabem que estamos juntos, né? Precisando eu @andersonfelixsantos e seus professores estamos à disposição. Um abraço!
A) O desmatamento realizado com o objetivo de praticar agricultura, obtenção de energia ou madeira, quando não existe preocupação ecológica, o solo sofre com a erosão e se torna cada vez mais pobre em nutrientes, impossibilitando a vida da maior parte das plantas.
B) O principal fator para a desertificação é o clima seco, sendo que a ação humana pode fazer pouco ou nada para provocá-la ou evitá-la.
C) As mudanças climáticas envolvem os principais fatores que provocam a desertificação, fazendo com que os climas secos sejam mais prolongados, os solos se tornam mais secos e mais pobres em nutrientes, impedindo a criação de plantações, sendo que o meio principal para impedir tal processo é a promoção da agricultura.
D) O desmatamento realizado por povos indígenas e comunidades quilombolas atrapalham o avanço do agronegócio e provocam a desertificação das áreas e que vivem.
me ajudemmm ;((
Soluções para a tarefa
Resposta:
A desertificação é caracterizada como o processo de degradação da terra nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultantes das atividades humanas ou de fatores naturais (variações climáticas). Esse conceito foi elaborado durante a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação.
Esse fenômeno afeta, aproximadamente, 60.000 quilômetros quadrados de terras por ano em diversas partes do planeta. As diversas atividades humanas, realizadas de forma insustentável, têm provocado drásticas reduções da vegetação e da capacidade produtiva do solo. Entre as principais causas responsáveis pela desertificação estão:
- Desmatamento de áreas com vegetação nativa;
- Uso intenso do solo, tanto na agricultura quanto na pecuária;
- Práticas inadequadas de irrigação;
- Mineração.
As principais consequências da desertificação são:
- Eliminação da cobertura vegetal;
- Redução da biodiversidade;
- Salinização e alcalinização do solo;
- Intensificação do processo erosivo;
- Redução da disponibilidade e da qualidade dos recursos hídricos;
- Diminuição na fertilidade e produtividade do solo;
- Redução das terras agricultáveis;
- Redução da produção agrícola;
- Desenvolvimento de fluxos migratórios.
De acordo com o Worldwatch Institute, cerca de 15% da superfície terrestre sofre algum tipo de desertificação. Esse fenômeno afeta mais de 110 países, prejudicando a vida de mais de 250 milhões de pessoas. As regiões mais atingidas pela desertificação são: Oeste da América do Sul, Norte e Sul da África, Oriente Médio, Ásia Central, Noroeste da China, Austrália e Sudoeste dos Estados Unidos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O Brasil também apresenta áreas afetadas pela desertificação. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 13% do território brasileiro é vulnerável à desertificação, pois é formado por áreas semiáridas. O processo de desertificação atinge porções da Região Nordeste, o cerrado tocantinense e o norte de Mato Grosso.
Com o intuito de reduzir o processo de desertificação, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em 1994, a Comissão contra a Desertificação, cujo principal objetivo é elaborar projetos eficazes que possam deter a expansão desse fenômeno, principalmente nos países da África.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Explicação:
Resposta:
letra (A)
Explicação: