1)Faça um esquema mostrando as etapas de uma ETE (estação de tratamento de esgoto) :
a) para a fase líquida:
b)para a fase sólida:
2)a)Quais as principais causas da poluição da água.?
b)Explique quando a água pode ser considerada potável.
c)Explique o que são agentes patogênicos.
3)Faça um esquema mostrando as etapas de uma ETA (estação de tratamento de água).
4)Quais substâncias químicas são utilizadas no processo de tratamento de água ?
5)Quais doenças são transmitidas pela água contaminada ?
Preciso disso até dia 28/05/21 às 17:30
Soluções para a tarefa
Resposta:
. Gradeamento
A água residual que vem das residências deve conter cerca de 1% de sólidos e 99% de material líquido. Em razão disso, a primeira etapa do procedimento é a retenção de materiais mais grosseiros, como o lixo, em um filtro formado por grades. Essa primeira filtragem ajuda a deixar o líquido livre dos resíduos sólidos que foram descartados incorretamente na rede de esgoto.
2. Desarenação
Em seguida, o esgoto segue para a caixa de areia, onde é realizada a remoção de todos os detritos sólidos presentes nele e que possam ter escapado ao processo anterior, mediante sedimentação. A areia, os pedriscos, os cascalhos e outros elementos vão para o fundo do tanque e o líquido que permanece na superfície é encaminhado para a próxima etapa.
3. Tratamento biológico
Já sem sólidos visíveis, o esgoto é enviado para o tratamento biológico no tanque de aeração. Lá, ele é exposto à ação de seres microscópicos, que promovem reações bioquímicas e condensam em flocos de lodo a matéria orgânica que até então estava dissolvida no efluente. É o caso do rotífero, micrometazoários que se alimentam de bactérias e partículas minúsculas de sólidos, e também do tardígrado, considerado o animal mais resistente do mundo, cuja presença ajuda a sinalizar a qualidade da limpeza realizada no esgoto.
4. Decantação Depois do tratamento biológico, o líquido é submetido a um processo de decantação. O lodo formado vai para o fundo do tanque, separando-se da parte líquida, que já está livre de impurezas. Essa matéria acaba se tornando um subproduto do chamado biosólido, que pode ser usado na agricultura.
5. Descarte
O lodo produzido no processo é desidratado e levado para um aterro sanitário especializado. O esgoto clarificado e corretamente tratado é devolvido para o meio ambiente. Em alguns casos, o efluente podem passar por tratamentos avançados específicos e serem transformados em água de reúso, uma solução sustentável que contribui para a preservação da água potável do planeta.
O destino do lodo
O destino do lodo gerado nas estações de tratamento de esgoto no Brasil costuma ser o aterro sanitário. No entanto, diretrizes e metas estipuladas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos incentivam as companhias a buscarem alternativas menos prejudiciais ao meio ambiente, de forma a reaproveitar esse resíduo antes da destinação final.
Esse é um verdadeiro desafio para o setor do saneamento de diversos países, tanto do ponto de vista técnico quanto do econômico, já que o processo é complexo e tem alto custo.
O lodo é composto essencialmente por uma combinação de substâncias, dentre elas minerais e matéria Diarreia por Escherichia coli. A bactéria Escherichia coli, também conhecida como E. ...
Amebíase. ...
Cólera. ...
Leptospirose. ...
Disenteria bacteriana. ...
Hepatite A. ...
Esquistossomose. ...
Febre tifoide.
9. Ascaridíase 10. Dengue e varias outras !
Explicação:
espero ter ajudado pela um bom dia !