História, perguntado por Mari2119, 7 meses atrás

1. Expõe as quatro causas que explicam o surgimento do renascimento em Itália no século XV.​

Soluções para a tarefa

Respondido por adel40
0

Resposta:

Nos anos de 1980, a situação da União Soviética era crítica em vários setores. A economia planificada estatal não conseguia uma indústria de consumo forte e eficiente, produzindo mercadorias de baixa qualidade e em sua maior parte obsoletas; a agricultura não apresentava a produtividade desejada; a burocracia soviética e a centralização política geraram distorções de toda ordem, entre elas a corrupção e o emperramento da máquina estatal. Enquanto isso, no Ocidente, fervilhavam as inovações tecnológicas, modernização das indústrias e a sofisticação dos bens e das mercadorias. Para se manter como grande potência hegemônica, a URSS destinava grande parte de seu orçamento para a manutenção do seu enorme exército e da indústria bélica, investindo poucos recursos para o setor civil na busca de novas tecnologias na modernização de seu parque industrial. Por todos esses motivos, tinha poucas condições de concorrer com o Ocidente rico e dinâmico.

Em função desses problemas, em 1985, quando Mikhail Gorbatchov assume o poder, é implantada a “glasnost” e a “perestroika”. Com essas transformações na URSS houve uma repercussão no bloco socialista, em especial no Leste Europeu, isto é, países satélites que estavam sob influência soviética desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Em 1989, caiu o Muro de Berlim, o maior ícone da Guerra Fria, que dividia fisicamente a cidade de Berlim, na Alemanha, em setor oriental (socialista) e setor ocidental (capitalista). Em 1991, Gorbatchov renuncia chegando assim o fim da URSS.

Do desmembramento da URSS, surgiram 15 novos países, que procuraram manter suas fronteiras e se fortalecer em relação ao antigo poder central. Paralelamente ao seu apoio à desintegração da URSS, o Presidente da Rússia Boris Yeltsin articulou a criação da Comunidade de Estados Independentes (CEI), que reúne doze ex-repúblicas soviéticas (não foram incorporadas Lituânia, Letônia e Estônia), mas que ainda carece de consistência material e política.

A Rússia ocupou a cadeira de membro permanente do conselho de Segurança da ONU, até então ocupada pela URSS. A desagregação da União Soviética colocou sérios problemas para a comunidade internacional, sobretudo em relação ao controle do artesanal nuclear, embora a Rússia tenha assumido a garantia de todos os compromissos internacionais da URSS.

Explicação:


Mari2119: podes resumir por favor
Perguntas interessantes
Matemática, 10 meses atrás