1 — Explique, segundo Hobsbawn, o que impediu a possibilidade do “planejado suicídio da “civilização” no período da Guerra Fria.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O medo de uma destruição em massa, causado por uma possível guerra nuclear entre as duas superpotências pode ser considerado o fator determinante para que não ocorresse o suposto "planejado suicídio da civilização".
Explicação:
Segundo a interpretação de Hobsbawm, o MAD (Mutual assured destruction, ou destruição mútua assegurada, na sigla em inglês) impediu que ocorresse um conflito aberto entre as grandes potências da época (Estados Unidos e União Soviética), o que causaria o "suicídio da civilização".
O MAD acontecia pois as duas potências possuíam arsenais suficientemente vastos de armas nucleares para dizimar toda a vida no planeta, de modo que qualquer ataque direto de um país contra o outro rapidamente seria respondido com armas nucleares, que seriam, por suas vez, retaliados com outras armas nucleares. De um modo paradoxal, a bomba atômica acabou garantindo, em algum nível, a paz.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/18178867