1) Explique porque a hemoglobina é a única proteína do organismo capaz de promover o transporte de gases. 2) Os pacientes oriundos de intoxicações por fumaça apresentam baixos índices de saturação de hemoglobina. Explique porquê. 3) Os pacientes intoxicados apresentavam estado hipermetabólico. Elabore uma hipótese que explique esse estado. 4) Um dos exames realizados nos pacientes foi a dosagem plasmática de lactato. Justifique a realização deste exame nos casos. 5) Descreva a implicação bioquímica da falta de oxigênio na cadeia respiratória
Soluções para a tarefa
Segue abaixo as respostas com informações a respeito da hemoglobina, tais como:
- Informações gerais;
- Saturação de hemoglobina;
- Estado hipermetabólico;
- Dosagem plasmática de lactato;
- Cadeia respiratória.
Hemoglobina, oxigênio e outros componentes
1) A hemoglobina é a única proteína do corpo que pode promover o transporte de gases, pois transporta oxigênio dos pulmões para os tecidos e dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões. O transporte de oxigênio ocorre porque esta molécula se liga ao ferro na hemoglobina, formando a oxiemoglobina.
2) Por que o envenenamento por CO (fumaça) causa apenas uma alteração no transporte de O2 ligado à hemoglobina e não interfere com o O2 dissolvido no plasma responsável pela PO2.
3) A condição hiper metabólica é caracterizada por maiores necessidades de nutrientes, maior consumo de oxigênio e maior gasto de energia e depende principalmente da gravidade da lesão. O estado hipermetabólico provavelmente representa uma tentativa do corpo de fornecer quantidades adequadas de glicose para otimizar as defesas do hospedeiro e a cicatrização de feridas no local da lesão.
Esse mecanismo sustenta a perda de massa corporal magra, o que afeta negativamente os processos de reparo tecidual, metabolismo de drogas, resposta imune e prognóstico.
4) Este teste é projetado para detectar níveis elevados de lactato no sangue, o que pode indicar falta de oxigênio (hipóxia) ou a presença de outras doenças/condições que levam ao excesso de produção ou remoção insuficiente de lactato do sangue. Este teste não é usado para avaliar o estado de saúde.
5) O gás oxigênio neste estágio participa efetivamente da respiração celular, portanto sua ausência é a consequência a interrupção do processo. Os elétrons do NADH e do FADH2, atraídos pelo oxigênio gasoso, percorrem um caminho entre os complexos proteicos, liberando uma grande quantidade de energia ao longo do caminho.
Para saber mais a respeito de hemoglobina, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/2319775
#SPJ4