História, perguntado por keelleti, 1 ano atrás

1- Explique para onde foi o ouro brasileiro no século XVIII ?
2- Cite dois métodos utilizados em Minas Gerais para a arrecadação do "quinto" , durante o século XVIII?
3- identifique e caracterize uma rebelião ocorrida em Minas Gerais na primeira metade do século XVIII

Soluções para a tarefa

Respondido por BiaMattos
9
No final do século XVII, as exportações de açúcar brasileiro (produzido nos engenhos do nordeste) começaram a diminuir. Isto ocorreu, pois a Holanda havia começado a produzir este produto nas ilhas da América Central. Com preços mais baixos e boa qualidade, o mercado consumidor europeu passou a dar preferência para o açúcar holandês. || Os holandeses invadiram o Brasil para 'roubar' nosso ouro. A Inglaterra também. || Eu já estudei um pouco sobre o assunto, mas agora não me recordo muito bem


BiaMattos: 2- A coroa portuguesa lucrava com a cobrança de taxas e impostos. Quem encontrava ouro na colônia deveria pagar o quinto. Este imposto era cobrado nas Casas de Fundição (órgão do governo português), que derretia o ouro, transformava-o em barras (com o selo da coroa portuguesa) e retirava 20% (um quinto) para ser enviado para Portugal
BiaMattos: 3- As cobranças excessivas de impostos, as punições e a fiscalização da coroa portuguesa provocaram reações na população. Várias revoltas ocorreram neste período. Podemos citar a Revolta de Felipe de Santos, que era contrário ao funcionamento das Casas de Fundição.
Respondido por icarocs
8
A maior parte do ouro brasileiro escoou para a Europa, servindo ao enriquecimento de outras nações. Muitos historiadores consideram que a grande beneficiária de ouro brasileiro foi mesmo a Inglaterra. De acordo com eles os governantes portugueses sempre estavam endividados por causa do Tratado de Methuen (1703). Para pagar essa divida, recorriam ao ouro brasileiro. Desse modo, podemos dizer que o brasileiro contribui para o desenvolvimento do processo de industrialização da Inglaterra.

2- O governo português proibiu a circulação do ouro em pó. Criou as Casas de Fundição, onde todo ouro era obrigatoriamente fundido e transformado em barras.

3- Revolta de Vila Rica:
Liderada por Filipe dos Santos, a revolta contou com a participação de vários integrantes do povo (principalmente pessoas mais pobres e da classe média de Vila Rica). Os revoltosos pegaram em armas e ocuparam alguns pontos de Vila Rica. Após chamar os revoltosos para negociar, o governador ordenou a prisão de todos que participaram da revolta.
Perguntas interessantes