1 - Explique o que era entrudo e descreva como acontecia no Rio de Janeiro do século XIX.
2 - Observe a figura acima. Cite as diferenças que você nota entre os foliões que estão na rua e os que
estão nas sacadas.
3 - Explique o que era corso, durante os carnavais. Por que as mulheres podiam participar?
3) O corso eram desfiles de carruagem enfeitadas, onde as senhoras tidas como honestas podiam participar, já que desta maneira estariam protegidas dos foliões.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O entrudo consistia na ocupação das ruas das cidades mas também nos espaços rurais e dentro das casas onde a população realizava brincadeiras nas quais se jogavam água, farinha e povilhos
Explicação:
1) O entrudo era uma festa popular da época, semelhante ao Carnaval que era praticado através de brincadeiras e violência. No Rio de Janeiro, as pessoas s reuniam nas ruas, onde os populares formavam multidões de foliões. Haviam entrudos familiares e populares.
A festa se estendia também para os espaços rurais. As pessoas realizavam brincadeiras sujando umas às outras, jogando água, farinha, líquidos perfumados, café e até urina.
2) As diferenças entre os foliões das ruas e sacadas é que quem estava nas sacadas eram os foliões ricos e quem estava nas ruas eram os foliões mais pobres.
3) O corso eram desfiles de carruagem enfeitadas, onde as senhoras tidas como honestas podiam participar, já que desta maneira estariam protegidas dos foliões.
Algum tempo depois, estes desfiles passaram a ser feitos em carros sem capota. O corso tentava imitar os carnavais que aconteciam através de batalhas de flores em outras regiões do mundo.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/8964172