1) Explique o que é ginástica circense.
2) Como se deu os primeiros registros da história sobre esta ginástica?
3) Quais são as modalidades circenses? Explique-as.
4) Qual a influência do circo para a história das ginásticas?
5) Selecione uma modalidade circense e exemplifique de que maneira podemos pratica-lá nas aulas de Ed. Física.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.
A prática da ginástica circense surgiu a partir das atividades artísticas circenses. Esse tipo de exercício envolve equilíbrio e manipulação de alguns materiais, como malabares, por exemplo. É provado por pinturas que as práticas de acrobacias, contorcionismo e equilibrismo já eram feitas há 5000 anos na China
2.
A ginástica olímpica ou Artística faz parte dos jogo olimpicos desde sua primeira edição, em Atenas no ano de 1896 e nos jogos pan-americanos desde 1951.
3.
Segundo Dantas (1980), os números circenses podem ser aéreos ou de solo, individuais ou em conjuntos, mistos ou isolados. ... Os números aéreos abrangem: vôos em trapézio, trapézio fixo, tecido, corda indiana, lira, bambu japonês, anéis volantes ou argolas, arame, trapézio duplo, corda bamba, quadrante, entre outros.
4.
A ginástica geral, atualmente conhecida como ginástica para todos, por se tratar de uma modalidade não competitiva, traz a possibilidade de ser praticada por qualquer pessoa, proporcionando criatividade, superação, autonomia, flexibilidade, interação social, ludicidade, ou seja, uma formação integral do indivíduo. Assim como a ginástica geral, as atividades circenses no processo ensino e aprendizagem desenvolvem diferentes aspectos pessoais e motores, como a sensibilidade na expressão corporal, a auto-estima, a cooperação, a força, o equilíbrio. Ambas exercem certo fascínio por sua plasticidade e efeito visual a quem assiste e aos que praticam. Frente à relevância desse tema, este estudo tem por objetivo identificar se a arte circense pode ser abordada como elemento da ginástica geral. O estudo foi realizado através de uma pesquisa do tipo investigação ação em uma escola da rede municipal de Maringá, PR. Participaram 35 alunos, com idades entre 5 a 11 anos, de ambos os gêneros. Foram realizados 11 encontros, com duração de duas horas aulas cada, no período de 3 meses. Os principais conteúdos abordados foram a ginástica geral e a arte circense. Após o término do estudo concluiu-se que há possibilidades para trabalhar este conteúdo na escola e que colabora com o desenvolvimento geral dos alunos.
5.
O circo que inclui todos na Educação Física. Aulas de circo é alternativa aos esportes coletivos e representa desafio aos alunos. O desejo de romper com práticas tradicionais foi uma das motivações de Fernanda Pedrosa de Paula ao introduzir o circo nas aulas de Educação Física.