Sociologia, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

1-Explique o contexto histórico em que viveu Nicolau Maquiavel.

2-Como Maquiavel compreende a natureza humana?

3-Qual a contribuição de Maquiavel para a compreensão da política?

4-Quais as principais características de um soberano que contribuem para a manutenção do Estado?

Soluções para a tarefa

Respondido por danielidenise7
6

Resposta:

Nicolau Maquiavel (1469-1527)

Explicação:

1_ Foi um intelectual que teorizou a respeito da política, mas também um político que vivenciou na prática a luta de poder em Florença. A cidade, que tradicionalmente esteve sobre a influência da família Médici, encontrava-se por uma década governada pelo republicano soderini, que que o convidou para ocupar a segunda chancelaria do governo. Desempenhou desempenhou inúmeras missões diplomáticas na França, na na Alemanha e nos diversos Estados italianos, ocasião ocasião em que teve oportunidade de entrar em contato direto com reis, papas e nobres. conheceu conheceu o conduttiere César Bórgia, empenhado na ampliação dos estados pontifícios e viu nele o modelo de príncipe de que a Itália precisava para ser unificada. Após a deposição de soderini, os Médici voltaram uma cena política. Acusado de se opor ao novo governo, Maquiavel foi preso e torturado, recolhendo-se em seguida para escrever as obras que o consagraram ( O Príncipe, A arte da guerra.) escreveu também peças de teatro como a famosa comédia a mandrágora, além de poemas e ensaios diversos.

2_ Maquiavel afirma que a natureza humana é imutável, violenta, cruel e traiçoeira. E o poder, mais do que qualquer outra coisa, expõe a verdadeira natureza do homem, e para ele não existe paz, devido a existência de armas.

3_ Maquiavel estabeleceu uma distinção entre a moral política e a moral privada, uma vez que a ação política não deve orientar-se por uma hierarquia de valores dada priori, como como até então era proposto. Ao contrário, a nova ética política analisa as ações tendo em vista as consequências, ou seja, os resultados que serão alcançados na busca do bem comum. O pensamento de Maquiavel nos leva a reflexão sobre a situação dramática e ambivalente do governante: se aplicar de forma inflexível o código moral que rege sua vida pessoal a vida política, sem dúvida colherá fracasso sucessivos, tornando-se um político incompetente.

4_ No século XVII, o absolutismo real já enfrentava inúmeros movimentos de oposição, baseados baseados em ideias liberais nascentes. No plano político a teoria do direito divino dos reis recebia críticas cada vez mais intensas, revelando a tendência do pensamento à laicização.

Perguntas interessantes