1) Explique o contexto histórico e artísticos que surgiu o Barroco, destacando as suas principais características e impactos sociais para a população naquele período.
2) A respeito da arte Barroca julgue nos itens:
( )Tudo na arte barroca invocava a teatralidade e o movimento.
( )Na pintura, temas religiosos eram transmitidos através da emoção.
( )Composição em diagonal e contraste de claro e escuro, não constituíram características da pintura barroca.
( )O barroco tinha um caráter extremamente racional.
( )O período barroco caracteriza-se, dentre outros temas, pela presença da religiosidade por meio de ideias contrárias como pecado e perdão, castigo e arrependimento, e da morte como expressão da fragilidade da vida.
a) F, V, F, F, V
b) V, V, F, V, F
c) F, V, V, V, F
d) V, F, F, V, V
e) F, V, F, V, V
3) O barroco teve como berço a Europa, mais precisamente em Roma. Sendo tal movimento artístico trazido ao Brasil pelos colonizadores, torna-se correto afirmar que:
( ) O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco europeu.
( ) O barroco era utilizado apenas em espaços religiosos.
( ) Sendo associado com a religião católica, o Barroco brasileiro foi utilizado em muitas igrejas e nas fachadas das construções civis.
( ) Influenciado pelo protestantismo, o Barroco assumiu outro posicionamento religioso no Brasil, mesmo com a presença dos jesuítas quando na colonização.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.
Barroco foi um movimento artístico que surgiu na Europa no final do século XVI e se difundiu para a América Latina. Caracterizado por uma estética rebuscada, com requinte e excesso de adornos, o estilo barroco dominou a arquitetura, a literatura, a pintura e a música no século XVII e as primeiras décadas do século XVIII.
O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade. O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo.
Com a missão de resgatar as ideias teocêntricas e de conter a Reforma Protestante, o Barroco foi marcado pela estética extravagante. Sua arte possuía requinte e foi caracterizada pelo excesso de ornamentos e representações do divino. Dessa forma, se expandiu como uma arte eclesiástica.
Entre a arte barroca de cunho religioso, estão as construções de catedrais, igrejas e capelas. Além do destaque na arquitetura barroca, as artes plásticas também se dedicaram aos temas religiosos, como a produção de esculturas de santos e pinturas de episódios bíblicos.