1- explique dois feitos dos navegadores portugueses durante as grandes navegações dos séculos XV e XVI
2- explique dois feitos dos navegadores espanhóis durante as grandes navegações dos séculos XV e XVI
3- Explique o que foi o tratado de Tordesilhas
4 - explique o que foi a contrarreforma ou reforma católica
5- explique como surgiu a igreja anglicana
Soluções para a tarefa
1) No século XV, os países europeus que quisessem comprar especiarias (pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros temperos), tinham que recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gênova, que possuíam o monopólio destes produtos. Com acesso aos mercados orientais - Índia era o principal - os burgueses italianos cobravam preços exorbitantes pelas especiarias do oriente. O canal de comunicação e transporte de mercadorias vindas do oriente era o Mar Mediterrâneo, dominado pelos italianos. Encontrar um novo caminho para as Índias era uma tarefa difícil, porém muito desejada. Portugal e Espanha desejavam muito ter acesso direto às fontes orientais, para poderem também lucrar com este interessante comércio.
Um outro fator importante, que estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras.
2) O Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado em 7 de junho de 1494 entre a Espanha e Portugal. Esse acordo visava a resolver conflitos relativos às terras em que Cristóvão Colombo e outros exploradores do final do século XV haviam aportado.
3) Contrarreforma, novo fôlego ao catolicismo. A Contrarreforma foi um movimento de reação da Igreja Católica ao surgimento de novas doutrinas cristãs na Europa, em um processo conhecido como Reforma Protestante.
4) A chamada igreja da Inglaterra ou igreja Anglicana surgiu em 1534, por iniciativa do rei Henrique VIII, devido ao cisma que houve entre este o Papa Clemente VII em virtude da anulação do casamento do re Henrique com Catarina de Aragão.