Direito, perguntado por alicegarrcia4, 10 meses atrás

1) Explique com suas palavras, o que é sobre Economia Solidária. 2) A economia solidária é baseada em princípios que a diferenciam da economia capitalista. Quais são esses? 3) Olhando para a nossa realidade, nas atividades realizadas dentro dos assentamentos, é possível praticar a Economia solidária? De que maneira? 4) De que maneira economia solidária pode contribuir para a melhoria e desenvolvimento de uma comunidade ?

Soluções para a tarefa

Respondido por guiiii73
19

Resposta:

1) Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. Compreende uma variedade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.[1] Trata-se de uma forma de organização da produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano e não do capital, caracterizada pela igualdade.

2) O que diferenciava estas experiências de tantas outras que surgiam naquele momento (como os pequenos empreendimentos, que atuavam na linha do empreendedorismo, apoiados pelo Sebrae), é que os empreendimentos de economia solidária pautavam suas ações em uma lógica diferente: a partir de uma crítica ao modelo de produção capitalista, estas experiências passaram a formular e defender princípios opostos, como a solidariedade, a cooperação e a autogestão. Em virtude disso, a economia solidária apresentava-se também, como uma alternativa ao próprio capitalismo. A economia solidária é uma alternativa inovadora na geração de trabalho e na inclusão social, na forma de uma corrente do bem que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. Seus princípios são autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário.

3) Um bom exemplo de como a Economia Solidária funciona na prática é o de um condomínio residencial no centro de São Paulo. Lá, moradores resolveram se juntar para comprar os matérias para o acabamento de seus apartamentos em grande quantidade. Como é justamente nesta fase que o bolso está mais apertado, eles decidiram formar times independentes e se articularam por grupos na internet para comprar piso, revestimentos, box, artigos de decoração, etc. Dessa forma os produtos comprados em grande escala saem mais barato para todo mundo e se pode agendar um único horário de entrega para todo o condôminos. Não tem segredo para consumir de maneira responsável e solidária. E você também não precisa estar trabalhando em uma empresa inserida no modelo de Economia Solidária para contribuir com a sustentabilidade. Basta ser consciente dos produtos que você consome em casa, no trabalho ou na rua. Ter um olhar curiosos e criativo para descobrir a origem daquilo que você está adquirindo já é um grande passo. É importante saber se os produtores se preocupam com o meio ambiente, com seus funcionários e com a comunidade a sua volta. Além de se perguntar qual foi a matéria prima utilizada, que tipo de lixo foi gerado para a produção daquele produto e onde foi parar esse lixo.

4) A economia solidária é uma alternativa inovadora na geração de trabalho e na inclusão social, na forma de uma corrente do bem que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. A economia solidária possui uma finalidade multidimensional, isto é, envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. Isto porque, além da visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências de economia solidária se projetam no espaço público, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável.


igorfernando1356: se tá e loco
Respondido por vitorgamer98
1

naisei me desculpe:(!!!)

Perguntas interessantes