1. Explique, com suas palavras, a divisão social do trabalho do sistema capitalista.
2. Explique, com suas palavras, a divisão de classes do sistema capitalista.
3. Qual é a relação entre o capitalismo comercial e o período das Grandes Navegações?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 Uma característica essencial da divisão social do trabalho é a sua capacidade de aumentar a produtividade. Isso porque especialização aumenta a eficiência produtiva e permite a comercialização de produtos com maior qualidade e menor preço.
Contudo, como os produtores efetivam-se em atividades específicas, a divisão social do trabalho passou a distinguir o trabalho mental (intelectual) do material (físico). isso tudo levou ao surgimento de uma elite social.
Esta, por sua vez, se encastela na ideologia da competência técnico-científica para legitimar aquela divisão social do trabalho.
Devemos ter em mente que a “divisão do trabalho” diz respeito ao modo como os seres humanos se organizam para distribuir as tarefas cotidianas.
Desta divisão, derivam outras, como a divisão sexual do trabalho, a divisão capitalista do trabalho, a divisão internacional do trabalho e, para o que nos interessa aqui, a divisão social do trabalho.
Numa fase inicial das sociedades humanas, a divisão do trabalho era definida por critérios sexuais e de faixa etária.
Entretanto, o incremento da agricultura levou divisões sociais no trabalho ainda mais significativas. Isso aprofundou aqueles critérios sexuais e também diferenciou o trabalhador agrícola daquele dedicado exclusivamente à criação de animais. Aqui, está a gênese da propriedade privada.
Como as atividades agrícolas e pastoris impedem que estes trabalhadores se dediquem a produção dos instrumentos necessários a sua sobrevivência, surgem os artesãos.
Estes, trocam seus produtos manufaturados por gêneros alimentícios. E, destas trocas, surge outra divisão social do trabalho, a saber, a atividade mercantil.
Vale citar aqui que o desenvolvimento do comércio aprofundou a distinção entre os trabalhadores rurais e urbanos, onde se destacavam os setores comerciais, administrativos e artesanais.
2. Essa divisão se deu no interior da própria Revolução Industrial quando a acumulação de capital permitiu que poucos tivessem riquezas provenientes de mercado e capital financeiro. Com a montagem de produção cada vez mais sofisticada e pela saída de camponeses perdendo sua pequena propriedade e de artesãos que não tinham como concorrer com as fábricas. Surge daí uma parta mão de obra em busca de sustento.
3. Uma grande viagem para encontrar especiarias, matérias-primas, especiarias, coisas que são muito importantes para o capitalismo comercial, porque sem matérias-primas, não poderemos fabricar produtos para venda posterior!
Explicação: A grande viagem traz conexões comerciais entre países, porque é impossível realizar qualquer tipo de importação e exportação antes da grande viagem.
Explicação:
espero que te ajude>