1) Explique as características que marcam o pensamento moderno a partir da Revolução Científica do século XVII:
a) Secularização da consciência
b) Descentralização do Cosmos
c) Geometrização do espaço
d) Mecanicismo
2) Que critérios podemos utilizar para distinguir ciência e pseudociência? O que significa falseabilidade e por que ela é importante para o conhecimento científico? pág 193-195.
3) Explique o que é um paradigma científico baseando em Thomas Kuhn. O que podemos entender por ciência normal e ciência extraordinária em Thomas Kuhn? pág 196-197
( Os números quatro e cinco estão anexados )
Soluções para a tarefa
1) Descentralização do cosmos.
A partir do renascimento e do iluminismo, podemos notar uma quebra do pensamento teocentrista e uma busca pela razão.
A partir da revolução industrial, as relações sociais passaram a se expandir e crescer exponencialmente, tendo o indivíduo e o trabalho como engrenagens nesse processo, onde os métodos de produção aumentaram e continuam aumentando de forma exponencial.
Deste modo, essa modificação e desenvolvimento econômico e da forma de trabalho, continuou contribuindo para o avanço em diversos setores, porém, possuindo fatores e marcas negativas, como a luta de classes a partir da desigualdade social.
Partindo deste ponto, observamos que Popper derrubou o método indutivo justamente por não achar veracidade nas conclusões indutivas.
Por isso, ao desenvolver essa reflexão ele desenvolveu uma outra problemática a ser resolvida, que se baseia na demarcação entre o que é a ciência e o que de fato não é, refletindo esse fato na distinção entre o que deve chegar em uma conclusão e o que é especulativo.
Para Thomas Kuhn os paradigmas são mutáveis, ou sejam eles podem variar visto que essa noção se dá a partir do conjunto de pesquisas e reflexões.
Deste modo para ser mais exato, ele faz a representação de um padrão a ser seguido, como um pressuposto filosófico, matriz, originando os diversos estudos de um campo científico.