1 Existem diferenças entre a ética e a moral? Sobre o assunto, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
a. A moral diz respeito aos valores, aos julgamentos, isto é, o campo prático das ações humanas.
b. Ética refere-se ao campo da filosofia que investiga os comportamentos dos seres humanos, em diversas situações cotidianas.
c. Tanto a ética implica a moral – enquanto “matéria-prima” de suas reflexões e sem a qual não existiria – quanto a moral implica a ética para se repensar, desenhando-se, desse modo, uma importante relação de circularidade e complementaridade.
d. Toda ética contém uma moral, pois cabe justamente à moral regrar a vida em sociedade.
e. Pode-se tratar ética e moral como antônimos. É totalmente aceito defender uma ética sem moral ou uma moral sem ética.
2 “Decorre do autorrespeito, é o valor moral que a pessoa tem aos próprios olhos e a exigência que faz ao outro para que esse valor seja reconhecido e respeitado.” A que virtude, descrita por Taille (2207), se refere à descrição acima?
a. Resiliência.
b. Justiça.
c. Generosidade.
d. Equidade.
e. Honra.
3 A desigualdade social decorre de um direito autoatribuído, que define benefícios exclusivos a um determinado grupo em detrimento a outros. Sobre a desigualdade e o preconceito, julgue as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
a. A diferenciação que origina a desigualdade pressupõe uma relação de valorização das qualidades de um determinado grupo e a condenação das qualidades de outros grupos.
b. A desigualdade econômica, ainda que justificada pelo mercado não promove um desconforto social por que não causa o surgimento de meios alternativos (e ilegais), que propiciam a obtenção dos bens desejados.
c. A desigualdade, muitas vezes, é oriunda de um sentimento de superioridade em relação ao próximo, o que, por consequência, institui a depreciação das qualidades alheias.
d. Diferentemente do que se possa pensar, a desigualdade não tem uma raiz comum, ela pode ser originária de diferenciações econômicas, partidárias, religiosas, culturais, étnicas, sexuais ou de outros motivos quaisquer.
e. A desigualdade se alimenta de um elemento essencial presente em nossa sociedade: o preconceito.
4 “A sociedade é fruto de um sacrifício voluntário consequente do despertar da necessidade por segurança, visto que, em um estado natural, todo indivíduo é visto como uma ameaça em potencial, não havendo limites para o desejo de matar, roubar ou, até mesmo, violentar. Para o autor, a desigualdade seria uma consequência necessária, pois alguém teria de organizar a sociedade, privando a liberdade incondicional em prol do bem-estar geral. Portanto, a figura do soberano pressupõe uma sociedade desigual.” O pensamento acima é relacionado a qual autor?
a. Jean-Jacques Rousseau, em sua obra Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade social.
b. ARISTÓTELES, em sua obra Ética a Nicômaco.
c. NIETZSCHE, em sua obra Genealogia da moral.
d. ARISTÓTELES, em sua obra A Política.
e. Thomas Hobbes, em sua obra Leviatã.
5 Kant (2015), em sua obra Fundamentação da metafísica dos costumes,afirmava que os imperativos, isto é, as obrigações a serem seguidas, podem ser definidas em duas categorias distintas, quais são?
a. Imperativos concretos e Imperativos categóricos.
b. Imperativos concretos e Imperativos hipotéticos.
c. Imperativos abstratos e Imperativos alegóricos.
d. Imperativos hipotéticos e Imperativos subjetivos.
e. Imperativos hipotéticos e Imperativos categóricos.
Soluções para a tarefa
Olá!!
Vamos as respostas:
1 - e. Pode-se tratar ética e moral como antônimos. É totalmente aceito defender uma ética sem moral ou uma moral sem ética.
R: Essa afirmativa está incorreta pois não faria sentido defender uma ética sem moral ou vice-versa, já que ambos os conceitos possuem uma correlação.
2 - e. Honra.
R: A Honra é considerada um dos maiores valores morais, pois passa e pede respeite aos demais indivíduos. Possuir honra é considerado ter uma das mais belas virtudes.
3 - b. A desigualdade econômica, ainda que justificada pelo mercado não promove um desconforto social por que não causa o surgimento de meios alternativos (e ilegais), que propiciam a obtenção dos bens desejados.
R: Na verdade a desigualdade econômica traz sim um desconforto social, pois as pessoas que estão nas camadas mais baixas começam a se sentir desconfortáveis e menosprezadas.
4 - e. Thomas Hobbes, em sua obra Leviatã.
R: Para Hobbes os cidadãos só aceitam determinadas atitudes do Estado, pois eles querem ter a segurança que esse mesmo Estado promete. Onde ele diz que muitos deixam a sua liberdade em troca da sua preservação.
5 - e. Imperativos hipotéticos e Imperativos categóricos.
R: Immanuel Kant foi um nome muito importante para a filosofia na Era Moderna, seu objeto de estudo foi a epistemologia e falava sobre o comportamento humano.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!