1)
"Eu te coloquei no centro do mundo, a fim de poderes inspecionar, daí, de todos os lados, da maneira mais cômoda, tudo que existe. Não te fizemos nem celeste, nem terreno, mortal ou imortal, de modo que assim, tu, por ti mesmo, qual modelador e escultor da própria imagem, segundo tua preferência e, por conseguinte, para tua glória, possas retratar a forma que gostarias de ostentar."
O trecho acima reflete as novas ideias introduzidas no ocidente europeu, a partir do século XIV, que permitiram o desabrochar de um pensamento mais original em relação às artes, às ciências e ao conhecimento.
Alternativas:
a)
Iluminismo
b)
Renascimento
c)
Reforma Religiosa
d)
Revolução Científica
e)
Pensamento socialista
2)
Sobre as Grandes Navegações, avalie as afirmativas a seguir:
I. Entre os fatores que criaram as condições para a Expansão Marítima europeia, a partir do século XIV devemos citar a busca por novas rotas comerciais com os povos do oriente e os progressos técnicos observados ao longo da Baixa Idade Média.
II. Entre todos os fatores que fizeram com que Portugal fosse a nação pioneira na Expansão Marítimo-Comercial, está o fato de seus reis terem sido católicos fervorosos que desejavam levar o cristianismo para todos os povos do planeta.
III. A conquista da costa africana pelos portugueses teve baixo grau de dificuldade, pois os habitantes da costa africana eram todos povos primitivos que não possuíam condições de enfrentar o poder militar lusitano.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
Apenas I
b)
Apenas II
c)
Apenas III
d)
I eII
e)
II e III
3)
"Para recusar a autoridade papal, Henrique VIII usou o parlamento. Ele sabia que sem o apoio dos nobres, da pequena nobreza rural e dos comerciantes, não poderia modificar as práticas religiosas. Foi o Parlamento reunido que acatou a ideia do monarca de que o papa era o chefe de uma potência estrangeira interferindo nos assuntos da Inglaterra…"
O fragmento de texto acima está relacionado com:
Alternativas:
a)
a aprovação do Ato de Supremacia, que determinou que o rei passaria a ser o chefe da igreja inglesa.
b)
a decretação da Guerra das Duas Rosas, que acabou somente com a prisão do papa, após a vitória das forças anglicanas.
c)
a implantação do divórcio, que permitiu a anulação do casamento de Henrique VIII com Elizabeth I.
d)
a submissão do poder do Rei às leis aprovadas no Parlamento, princípio que foi estabelecido pela Carta Magna.
e)
a paz de Augsburgo, que estabelecia que a religião do país passaria a ser a religião do rei ou príncipe que estivesse governando a Inglaterra na ocasião.
4)
O Renascimento Cultural é tema de diferentes debates históricos até os dias de hoje. Durante muitos séculos, foi visto como um momento de ruptura. Hoje, no entanto, é abordado como parte do desenvolvimento de transformações em curso desde a Baixa Idade Média.
Qual das alternativas abaixo apresenta características do Renascimento Cultural?
Alternativas:
a)
Antropocentrismo; valorização da cultura greco-romana; valorização da Ciência e da razão; busca do conhecimento em várias áreas.
b)
Geocentrismo; valorização apenas de temas religiosos; influência do misticismo; estética monocromática.
c)
Teocentrismo; valorização da cultura egípcia; valorização da religião; estética fora da realidade.
d)
Temas não relacionados com a realidade; pobreza de cores nas pinturas; Teocentrismo; valorização de temas abstratos.
e)
Valorização da fé cristã; poder da Igreja Católica; influência da nobreza na produção cultural.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 b)
Renascimento
2 a)
Apenas I
3 a)
a aprovação do Ato de Supremacia, que determinou que o rei passaria a ser o chefe da igreja inglesa.
4 a)
Antropocentrismo; valorização da cultura greco-romana; valorização da Ciência e da razão; busca do conhecimento em várias áreas
Explicação:
As questões apresentadas nesse exercício aborda importantes aspectos do Renascimento Cultural, Grandes Navegações e Monarquia Inglesa:
Gabarito
- 1- b
- 2 -a
- 3 -a
- 4- a
Questão 1:
O Gabarito da questão se encontra na letra B.
O trecho acima se refere ao renascimento cultural que foi artístico, intelectual e cultural que teve origem na Itália no século XV, e caracterizado por um momento de efervescência artística, científica e cultural que se espalhou rapidamente por toda a Europa, esse movimento surge em meio ao declínio do sistema feudal.
As principais características do renascimento são:
- Classicismo: Os renascentistas se apropriaram de conceitos racionais e humanistas. As escolhas do homem passam a ganhar um grau de importância, o que faz a Igreja Católica deixar de ser o eixo que rege a vida dos homens
- Antropocentrismo: A palavra tem origem nos termos gregos “Anthropos” (Homem) + “kentron” (Centro) esse conceito coloca o ser humano em uma posição de centralidade em relação a todo o universo.
- Hedonismo: foco nos prazeres materiais e sensoriais, ao invés do que ocorria na Idade Média, em que os prazeres materiais deveriam ficar em segundo plano
- Racionalismo: Põem em pauta a razão humana como centro de tudo. Para isso faziam experimentos e observações da natureza e também do ser humano.
- Cientificismo: Buscava entender o mundo em que o homem estava inserido, esse período contou com grandes pensadores e cientistas, como por exemplo, Galileu Galilei: astrônomo e físico, Isaac Newton: astrônomo e cientista, Leonardo da Vinci : artista, cientista, matemático, inventor entre outros.
- Principais autores: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Dante.
Questão 2:
O Gabarito dessa questão se encontra na Letra A.
O pioneirismo português nas grandes navegações explica-se, por diversos fatores entre eles podemos listar:
- A posição geográfica favorável com saída para o mar
- O desenvolvimento científico e tecnológico através do contato com os Árabes que viveram na região e dominavam a navegação e o comércio.
- Portugal teve uma precoce centralização política e formação do Estado Nacional Português, isso permitiu que o país diferentemente de outras nações europeias não estivesse envolvido em nenhum conflito, e isso permitiu a Portugal ter recurso disponível para explorar o mundo, através das grandes navegações.
Além disso, a necessidade de buscar novas rotas comerciais foi fundamental para que Portugal se lançasse ao mar em busca de riquezas.
Questão 3:
O Gabarito dessa questão se encontra na Letra A.
O texto acima está relacionado com a implementação do Ato de Supremacia, aprovado em 1534 e que tornava o Rei da Inglaterra, além do poder executivo, se tornaria o chefe da Igreja Católica que após a implementação do ato passa a ser chamada de Anglicana.
Este ato deu ao Estado Inglês uma enorme quantia de dinheiro, pois as propriedades da Igreja Católica são tomadas pelo Estado. Nesse novo modelo existe uma maior liberdade política para o Rei que poderia se divorciar, algo que era proibido dentro da Igreja católica.
Questão 4.
O Gabarito dessa questão se encontra na Letra A.
O renascimento cultural visa colocar o homem no centro das relações, diferentemente do que vimos no período da Idade Média, em que a Igreja e Deus eram o centro do Universo.
Nessa nova leitura os desejos e vontades individuais ficam acima dos valores do catolicismo, de modo que a valorização do pensar e do próprio homem passam a ser características marcantes do renascimento cultural.
Leia mais sobre renascimento Cultural em: https://brainly.com.br/tarefa/210478