1
Essa questão vai exigir de você uma correlação com diferentes aspectos desenvolvidos na disciplina, destacados nos itens I, II e III que seguem logo abaixo descritos. Leia e analise os três itens e depois responda ao que é proposto.
I – Figura 1 - disponível no link e no pdf anexo
https://blogdotarso.files.wordpress.com/2012/12/377911_555696341125265_2004370345_n.jpg
II – Texto A: “Na Pós-modernidade teríamos o sujeito descentrado, deslizando por múltiplas identidades com uma perda da estabilidade do sentido de si. O sujeito pós-moderno é instado a flexibilizar-se em seu processo identitário, sendo, pois, atravessado por diferentes divisões e antagonismos sociais que resultam em variadas posições de sujeito - identidades fragmentadas, inacabadas, abertas e contraditórias (HALL, 2003). Há também um constante apelo para a inovação, para a experimentação, para a busca de novas sensações, para o imediatismo. Na Pós-modernidade a incerteza está sempre presente. A perda do sentido da noção de Estado e a fragmentação da família geram uma crescente insegurança, configurando um cenário de imprevisibilidade e instabilidade. A liberdade individual é supervalorizada, sendo entendida como viver como bem quiser, ter várias opções e ser livre para escolher (CHAVES, 2004). O indivíduo é responsabilizado pelo seu próprio bem-estar, pela construção de seu projeto de vida, pela satisfação de suas necessidades, pelo planejamento de sua vida. Se, por um lado, esta responsabilização pode garantir uma possibilidade de determinar a própria vida, por outro, requer um esforço e um investimento muito grandes, que nem todos estão dispostos ou são capazes de fazer. Ao mesmo tempo em que parece ter ocorrido um aumento da liberdade individual, esta não é vivida sem angústia, pois há um incremento concomitante da dificuldade de escolher, conforme aponta Lasch (1987, p. 29)”. VIEIRA, Érico Douglas; STENGEL, Márcia. Individualismo, liberdade e insegurança na Pós-modernidade. ECOS | Estudos Contemporâneos da Subjetividade | Volume 2 | Número 2, p.345-357.
III – Texto B. A Parábola do Bom Samaritano. Lucas 10:25-37
PROPOSTA DA QUESTÃO
Analise e interprete a charge da figura 1 correlacionando-a com o excerto de texto descrito no item II. Você deverá produzir um texto entre 15 e 20 linhas, abordando algumas características do mundo ético-relacional atual, apontando para possíveis consequências desse tipo de conduta para a sociedade e para o próprio planeta. Como contraponto você deverá identificar alguns conceitos éticos e teológicos encontrados na parábola do bom samaritano (item III) e que poderiam servir para transformar o atual cenário ético da sociedade pós-moderna.
Utilize no máximo 20 linhas em fonte 12, arial ou times new roman. Os tópicos podem ser respondidos num bloco único ou por tópico (cerca de 10 linhas por tópico).
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Olá!
De acordo com os textos apresentados e a exposição da imagem, observa-se que na sociedade atual, os valores e crenças éticos e morais, encontram-se agrupados sob a perspectiva individualista, em uma constante fragmentação da identidade dos individuos, articulada com a falta de empatia pelo próximo.
Dessa forma, remetendo à parábola do bom samaritano, reforça-se a necessidade de empatia pelo outro, principalmente pela existência de tanta desigualdade social, em que as pessoas são tradicionalmente postas à margem da sociedade.
Perguntas interessantes