1. Essa diferença com o Ocidente manifestou-se também no plano religioso e político, tendo como um de seus resultados:
a) o fechamento do mar Mediterrâneo aos europeus por parte dos Bizantinos, impedindo o fluxo de mercadorias entre Oriente e Ocidente, gerando assim, o declínio do Império Romano.
b) o início das Cruzadas pelos cristãos ocidentais, que pretendiam retomar partes do Império Bizantino localizadas na Terra Santa, e cristianizá-los novamente na verdadeira fé, a Igreja Católica Apostólica Romana.
c) o Grande Cisma do Oriente, que ocorreu em 1054, e separou de uma vez a Igreja Ocidental da Oriental. No Ocidente, temos a Igreja Católica Apostólica Romana, e no Oriente, a Igreja Cristã Ortodoxa Grega.
d) A reunificação do Império do Oriente, com os povos ocidentais, nascendo assim o Império Carolíngio, que dominou toda a Europa nesse período.
2. Sobre a cidade de Constantinopla é correto afirmar:
a) Foi a capital do Império Romano do Oriente somente durante o reinado de Justiniano. Com sua morte, a capital do Império retorna para Roma.
b) Sua importância durante a existência do Império Bizantino se deve a eficiente política administrativa efetuada pelos turcos otomanos que repeliram os constantes ataques à cidade.
c) Apesar de ser uma cidade muito grande e populosa era sujeita a muitos ataques por conta de sua posição geográfica favorável a invasões.
d) A fama de Constantinopla devia-se principalmente ao seu intenso comércio. Conhecida como “Porta do Oriente”, a cidade era o ponto de encontro de pessoas e mercadorias de várias partes do mundo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)c) o Grande Cisma do Oriente, que ocorreu em 1054, e separou de uma vez a Igreja Ocidental da Oriental. No Ocidente, temos a Igreja Católica Apostólica Romana, e no Oriente, a Igreja Cristã Ortodoxa Grega./ Essas diferenças culturais, levou a um ruptura entre as igrejas, que teologicamente e politicamente, tinham muitas divergências. Ocorreu assim o Grande Cisma do Oriente no 1054 que separou de uma vez a Igreja Ocidental da Oriental. No Ocidente, temos a Igreja Católica Apostólica Romana, e no Oriente, a Igreja Cristã Ortodoxa Grega.
2)d) A fama de Constantinopla devia-se principalmente ao seu intenso comércio. Conhecida como “Porta do Oriente”, a cidade era o ponto de encontro de pessoas e mercadorias de várias partes do mundo./A fama de Constantinopla devia-se principalmente ao seu intenso comércio. Conhecida como “Porta do Oriente”, a cidade era o ponto de encontro de pessoas e mercadorias de várias partes do mundo. Foi capital até o fim do império quando a cidade foi conquistada pelos turcos otomanos. A posição geográfica favorecia a defesa.
Explicação:
1)c 2)d espero ter ajudado!
1 - É correta a alternativa C, tendo sido este Cisma (ou divisão) motivado por lutas internas pelo poder na Igreja. Vale ressaltar ainda que não existe apenas uma "Igreja Ortodoxa", mas sim algumas, com seus próprios cleros e autoridades, havendo diferenças entre a Ortodoxia Grega, Russa e Ucraniana, por exemplo.
Na Igreja Católica a maior autoridade é o Papa (o Bispo de Roma) e nas Igrejas Ortodoxas a maior autoridade é o Patriarca.
2 - É correta a alternativa D, tendo sido Constantinopla a cidade que ligava as rotas comerciais entre Europa e o Oriente, sendo lá a "última parada" da Rota da Seda, por exemplo, assim como a ligação entre o Mar Negro e o Mar Mediterrâneo.
Por conta de sua localização, há desde a Idade Antiga a circulação ali de muitas ideias, pessoas e mercadorias, sendo o "coração" do mundo antigo.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/3774613