Português, perguntado por naosei181, 1 ano atrás

1. Escreva um texto de 25 a 30 linhas com o tema "O desafio de se conviver com a diferença".

deve haver citações sobre o Artigo 5° e 6° da Constituição Federal e não deve faltar aspectos históricos e culturais



(eu preciso de muito de ajuda, desde já obrigada)​

Soluções para a tarefa

Respondido por vitorcamposs2015
1

Resposta:

Get started

Redação: O Desafio de se Conviver com a Diferença

José C. R. Antonio

José C. R. Antonio

Apr 22, 2018 · 2 min read

Conviver com a diferença, seja ela de pensamento, étnica ou social, sempre foi um desafio durante a história. Sempre apoiada nos pilares da violência e intolerância, este problema resistiu ao tempo afligindo o Brasil e o mundo e hoje em dia, com a ascensão das redes sociais, tomando proporções cada vez maiores. No entanto, como se pode solucionar um problema tão antigo e comovente a uma população tão grande de maneira eficiente, funcional e, acima de tudo, inovadora?

A identidade nacional étnica brasileira, desde sua “fundação” na primeira metade do século XVI, foi e continua sendo embasada na miscigenação entre povos e nacionalidades. Seja entre o português e o indígena ou o alemão e o africano, o país historicamente é diverso em relação a sua constituição étnica, tornando-o um dos países mais miscigenados do mundo. Assim, é paradoxal, por consequência, que venezuelanos ou haitianos que entram no país sofram xenofobia por fatores étnicos.

Ainda, com a ascensão das mídias sociais, a segregação se agrava cada vez mais. Algoritmos como os do Facebook que, através da coleta de informações abusiva, recomendam ao utilizador pessoas com pensamentos semelhantes aos dele afastam o usuário cada vez mais do diálogo com pessoas de opiniões opostas e o aproxima de uma visão antagônica em relação ao indivíduo diferente dele, dificultando ainda mais a convivência pacífica.

Conviver, inclusive, com a diversidade de forma pacífica não significa apenas conviver com pessoas pacificamente. Significa conviver em um berço de ideias, pontos de vistas e opiniões diversas contribuindo para o exercício de nossa tão recente democracia e o pensamento político da população. Contribui também com a criação e difusão de novas artes, enriquecendo o cenário cultural do Brasil e arquitetando a identidade nacional do país. Ainda, defendida como um patrimônio da humanidade pela UNESCO, esta diversidade também deve ser preservada e mantida, posto que nesta qualidade humana pode se aprender e desenvolver muito sobre a história, população e até mesmo o futuro de nosso país.

Portanto, diversidade nunca deverá ser considerada um mal a humanidade. Ela, na verdade, é a mais efetiva ferramenta para que o homem se desenvolva política e socialmente, promovendo o diálogo e a multiplicidade de etnias, nacionalidades e pensamentos. Assim, tendo em vista que a manutenção do interesse das pessoas pela política é a única forma de garantir a existência do Estado, cabe a ele promover propagandas anti-preconceito e espaços para o diálogo entre grupos divergentes quanto ao pensamento (sejam eles físicos ou virtuais), assegurando não somente sua continuidade, como também o exercício da democracia.

Perguntas interessantes