1-Escolha um assunto o qual pertence à Apologia e explique sua importância. Detalhe-o
(mínimo de cinco linhas)
2- Interprete a frase de Santo Agostinho: "Creio para compreender".
(mínimo de cinco linhas)
3-Segundo a Escolástica, por que a fé e a razão devem ser complementares? Explique com detalhes.
(mínimo de dois parágrafos e seis linhas)
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Apologia de Sócrates” é uma obra literária escrita pelo filósofo Platão (424/423 a.C. – 348/347 a.C.) na qual o autor exprime sua versão da defesa feita por outro filósofo, Sócrates, em seu próprio julgamento, onde está sendo acusado de corromper a juventude e de não aceitar os deuses que são reconhecidos pelo estado, introduzindo novos cultos.A Apologia (ou defesa) de Sócrates de autoria de Platão é um dos primeiros relatos da defesa de Sócrates em meio ao famoso julgamento que resultou na sua morte por ingestão de cicuta, poderoso veneno. Várias outras “Apologias” seriam elaboradas nos anos seguintes, destacando-se ainda a feita por Xenofonte.
2) a fé nos impulsiona a compreensão de coisas que pela razão não aceitaríamos e conseqüentemente essa compreensão eleva o nível de conhecimento e percepção das coisas á nossa volta"
3)Vem da palavra escola, pois neste período surgiram várias escolas e universidades ligadas a Igreja. Ensinavam-se o triviun (três): gramática, retórica e dialética e o quadrivium (quatro): geometria, aritmética, astronomia e música. Sendo que ambas estavam submetidas à teologia. Um dos grandes expoentes é Santo Tomás de Aquino que sistematizou a filosofia cristã através da filosofia de Aristóteles.