1)
Entre os ramos da contabilidade que que registra e controla os atos e fatos da administração pública em todos os níveis, demonstra o patrimônio público e suas variações, bem como o responsável pela elaboração dos relatórios exigidos por lei, para a prestação de contas da execução do orçamento, é conhecido como:
Alternativas:
a)
Contabilidade Pública.
b)
Contabilidade Patrimonial.
c)
Contabilidade de Contas.
d)
Contabilidade Orçamentária.
e)
Contabilidade Legislativa.
2)
Para o completo entendimento da Contabilidade Pública é importante saber qual o seu objeto de estudos. Dentre as opções abaixo assinale o correto objeto de estudos da Contabilidade Pública.
Alternativas:
a)
Leis Públicas.
b)
Lei de Responsabilidade Fiscal.
c)
Orçamento.
d)
Empenhos.
e)
Patrimônio Público.
3)
A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000) estabelece, em regime nacional, parâmetros a serem seguidos relativos ao gasto público de cada ente federativo (estados e municípios) brasileiro. Entre seus itens está previsto que cada aumento de gasto precisa vir:
Alternativas:
a)
De uma fonte externa ao governo.
b)
De uma fonte de financiamento correlata.
c)
De qualquer despesa cancelada.
d)
Do banco central.
e)
Da autorização direta do Presidente.
4)
O Orçamento Público, em sentido amplo, é um documento legal (aprovado por lei), contendo:
Alternativas:
a)
Estimativa de receitas e previsão de despesas.
b)
Contabilidade do estado.
c)
Apenas as receitas do governo.
d)
Previsão de receitas e a estimativa de despesas.
e)
A descrição apenas das despesas do governo.
5)
O Poder Executivo é o responsável pela elaboração do orçamento. Para realizar esse planejamento, a Constituição Federal prevê leis que devem ser estabelecidas periodicamente, segundo seu artigo 165.
Em qual lei é realizado, para um período de 4 anos, um plano que é discutido e aprovado pelo Congresso Nacional, com grandes prioridades nacionais e regionais, com metas para cada área de atuação.
Alternativas:
a)
Plano Plurianual.
b)
Lei de Diretrizes Orçamentárias.
c)
Lei Orçamentária Anual.
d)
Lei de Responsabilidade Fiscal.
e)
Lei 10.406/02.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) c , 2) e, 3) b, 4)d, 5)a
Explicação:
existe uma resposta errada , pelo ava fiquei com 600 pontos
Resposta:
Com relação à Contabilidade Pública, as respostas corretas são:
1. A - 2. E - 3. B - 4. D - 5.A
Explicação:
1) Por definição, a contabilidade pública é o ramo da contabilidade cujo objetivo é o controle do patrimônio público e sua mutações, elaboração, execução e controle do orçamento e, assim como as demais áreas da contabilidade, fornecimento de informações relevantes ao processo de tomada de decisão dos gestores.
LETRA A
2) De maneira geral, o objeto da contabilidade é sempre o patrimônio. Na contabilidade pública não é diferente, o objeto de estudo deste ramo da contabilidade é o patrimônio público e suas variações. O orçamento público faz parte dos atos e fatos contábeis registrados no patrimônio público, mas ele não é, por si só, o objeto da contabilidade.
LETRA E
3) A Lei 101 de 04 de Maio de 2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, parametriza o gasto público e estabelece algumas restrições orçamentárias, uma delas diz que cada aumento de gasto deve estar previsto em uma fonte de financiamento correlata. O objetivo dessa e de outas restrições previstas pela LRF é garantir a saúde financeira da administração pública de cada um dos entes federados.
LETRA B
4) O orçamento público, abordado na Lei 4.320 de 17 de março de 1964, é um instrumento de planejamento dos gastos públicos do governo em um período de tempo. Nele são previstas as receitas e estimadas as despesas do governo pra o próximo exercício.
LETRA D
5) Os três principais instrumentos de planejamento orçamentário previstos na constituição federal de 1988 são:
Plano Plurianual (PPA): É um plano de médio prazo que define as prioridade do governo pra um período de 4 anos, começando no segundo ano do mandato de um gestor até o final do primeiro ano do gestor seguinte.
Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO): É o instrumento orçamentário que serve como base para a elaboração da LOA, através do estabelecimento de metas e prioridades do poder público, além de dispor sobre alterações em legislação tributária, gastos com pessoal, entre outros.
Lei Orçamentária Anual (LOA): A LOA é o orçamento propriamente dito, contém a previsão de receitas e estimativa de receitas para o exercício seguinte. A proposta é elaborada pelo Poder Executivo e enviada para apreciação do Poder Legislativo.
LETRA A
Outras informações sobre os instrumentos orçamentários:
https://brainly.com.br/tarefa/13465522