1. (ENEM) Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar. HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado). O texto refere-se ao movimento migratório denominado *
0 pontos
a) pendularismo.
b) nomadismo.
c) êxodo rural.
d) transumância.
e) sedentarismo.
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa B, tendo o Nomadismo sido a base econômica dos antepassados mais antigos de todos nós. Neste modelo econômico não há prática nem de agricultura e nem de pecuária, havendo apenas trocas muito limitadas entre tribos e sem a ocupação permanente de um território.
Com as descobertas tecnológicas, em especial o domínio da agricultura e da pecuária, este modelo econômico foi sendo abandonado em diferentes regiões do mundo. Isto ocorria pois a prática da agricultura permitia a formação de excedentes alimentares, garantindo maior segurança para as populações sedentarizadas.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/8374212
O texto refere-se ao movimento migratório denominado nomadismo. ( Alternativa b)
Período Paleolítico: Nomadismo
Os primeiro seres humanos foram nomeados como nômades por estarem em constante deslocamento em busca de alimento e proteção, dando iniciou ao movimento migratório nomadismo.
Os homens pré-históricos fugiam de animais selvagens e as interferências naturais causadas em seus habitats. Todo esse processo caracterizou o Período Paleolítico.
Foi apenas no Período Neolítico que houve o processo de sedentarismo, pois os ancestrais dominaram a agricultura e a pecuária. Não necessitavam mais sair em busca de comida.
Para mais informações, acesse:
Período Neolítico: brainly.com.br/tarefa/20462596