Ed. Física, perguntado por juula, 9 meses atrás

1) (ENEM 2017) Apesar de muitas crianças e adolescentes terem a Barbie como um exemplo de beleza, um infográfico feito pelo site comprovou que, caso uma mulher tivesse as medidas da boneca de plástico, ela nem estaria viva.Não é exatamente uma novidade que as proporções da boneca mais famosa do mundo são absurdas para o mundo real. Ativistas que lutam pela construção de uma autoimagem mais saudável, pesquisadores de distúrbios alimentares e pessoas que se preocupam com o impacto da indústria cultural na psique humana apontam, há anos, a influência de modelos como a Barbie na distorção do corpo feminino. Pescoço: Com um pescoço duas vezes mais longo e 15 centímetros mais fino do que o de uma mulher, a Barbie seria incapaz de manter sua cabeça levantada.Cintura: Com uma cintura de 40 centímetros (menor do que a sua cabeça), a Barbie da vida real só teria espaço em seu corpo para acomodar metade de um rim e alguns centímetros de intestino.Quadril: O índice que mede a relação entre a cintura e o quadril da Barbie é de 0,56, o que significa que a medida da sua cintura representa 56% da circunferência de seu quadril. Esse mesmo índice, em uma mulher americana média, é de 0,8. Ao abordar as possíveis influências da indústria de brinquedos sobre a representação do corpo feminino, o texto analisa a

noção de beleza globalizada veiculada pela indústria cultural.
influência da mídia para a adoção de um estilo de vida salutar pelas mulheres.
relação entre a alimentação saudável e o padrão de corpo instituído pela boneca.
proporcionalidade entre a representação do corpo da boneca e a do corpo humano.

2) (ENEM 2009) Nunca se falou e se preocupou tanto com o corpo como nos dias atuais. É comum ouvirmos anúncios de uma nova academia de ginástica, de uma nova forma de dieta, de uma nova técnica de autoconhecimento e outras práticas de saúde alternativa, em síntese, vivemos nos últimos anos a redescoberta do prazer, voltando nossas atenções ao nosso próprio corpo. Essa valorização do prazer individualizante se estrutura em um verdadeiro culto ao corpo, em analogia a uma religião, assistimos hoje ao surgimento de novo universo: a corpolatria.CODO, W.; SENNE, W. O que é corpo(latria). Coleção Primeiros Passos. Brasiliense, 1985 (adaptado). Sobre esse fenômeno do homem contemporâneo presente nas classes sociais brasileiras, principalmente, na classe média, a corpolatria

é uma religião pelo avesso, por isso outra religião; inverteram-se os sinais, a busca da felicidade eterna antes carregava em si a destruição do prazer, hoje implica o seu culto.
criou outro ópio do povo, levando as pessoas a buscarem cada vez mais grupos igualitários de integração social.
é uma tradução dos valores das sociedades subdesenvolvidas, mas em países considerados do primeiro mundo ela não consegue se manifestar porque a população tem melhor educação e senso crítico.
tem como um de seus dogmas o narcisismo, significando o “amar o próximo como se ama a si mesmo”.

Soluções para a tarefa

Respondido por erfmygames
53

Resposta:

1) D - Proporcionalidade entre a representação do corpo da boneca e a do corpo humano.

2) A - é uma religião pelo avesso, por isso outra religião; inverteram-se os sinais, a busca da felicidade eterna antes carregava em si a destruição do prazer, hoje implica o seu culto.

Explicação:

Acertei no classroom :)

Respondido por vchinchilla22
5

Questão 1: O texto sobre as influências da indústria de brinquedos sobre a representação do corpo o texto analisa; Alternativa D:

  • Proporcionalidade entre a representação do corpo da boneca e a do corpo humano.

O texto explica a influência da indústria de brinquedos na representação dos corpos femininos, e demonstra como as proporções do corpo de bonecas, como a Barbie, são impossíveis de atingir pelas formas físicas do corpo humano feminino.

Assim, essa boneca é reconhecida por crianças como um modelo ou padrão de beleza têm medidas corporais que não correspondem ás reais, demostrado pelo autor do texto com uma comparação de características físicas, como a proporção da cintura.

Questão 2: Sobre o fenômeno do homem contemporâneo presente nas classe social média brasileira, a corpolatria é: Alternativa A:

  • É uma religião pelo avesso,[...] antes carregava em si a destruição do prazer, hoje implica o seu culto.

A corpolatria é definido como “patologia moderna” que consiste em fazer um ritual excessivo ao corpo, pois existe uma preocupação excessiva pela  aparência física.

Essa condição não procura a saúde apenas o embelezamento físico de sua aparência de forma narcisista. Assim, como explana a alternativa A, se trata de um culto ao corpo como si, fosse um culto religioso.

Saiba mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/47011717

https://brainly.com.br/tarefa/44162097

Anexos:
Perguntas interessantes