1)
“Em todas as colônias africanas, foi importante haver uma base racial para a unidade e a solidariedade. Por exemplo, a leitura dos textos do Négritude foi essencial para militantes angolanos como Agostinho Neto. E o Pan-Africanismo teve impacto também no norte da África, onde as mobilizações anticoloniais eram ligadas ao Pan-Arabismo. Mas um problema dessa abordagem é que ela se propõe a sustentar a unidade com o conceito de raça, que por si só não garante unidade alguma. Se queremos unidade e solidariedade política na África temos que trabalhar por isso, elas não vão vir naturalmente só porque “somos todos negros”.”
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro ou F para falso:
( ) O conhecimento sobre África também passou por um processo de descolonização, em simultâneo a realidade do continente nas últimas décadas.
( ) A mudança na forma de tratar a história da África se deu a partir do momento em que suas dinâmicas internas passaram a ser analisadas.
( ) Um dos efeitos desse processo foi o revanchismo negro e desejo de extermínio branco.
( ) Os efeitos do colonialismo já não são mais sentidos na África, após a união das raças com o pan-africanismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Selecione uma alternativa:
a)
V – F – F – F.
b)
V – V – F – F
c)
V – V – V – F
d)
V – V – F – V
e)
V – V – V – V
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Sobre as colônias africanas podemos afirmar que as alternativas são :
b) V-V-F-F
O filosofo anglo-ganês Kwame Anthony Appiah descreve que o conhecimento que diz respeito a África fica atravessado pelos processos relacionais de descolonização.
Além disso é consideração com a realidade do continente, com as dinâmicas internas e que decorreu de um processo de revanchismo negro.
Espero ter ajudadoo ;)
Perguntas interessantes