1- Em seu caderno diga: A) O que é o capitalismo e qual sua principal característica? B) Quais as características do Capitalismo comercial? C) Quais as características do Capitalismo industrial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mercantil é considerado o pré-capitalismo, uma vez que representou a primeira fase do sistema econômico capitalista. Ele surge no final do século XV, marcando o fim da Idade Média e o início a Idade Moderna, o qual durou até o século XVIII, quando desponta a Revolução Industrial.
Explicação:
Resposta:
1- Acumulação de riquezas, trabalhadores assalariados, predominância da propriedade privada, estado com pouca intervenção no mercado, divisão entre classes sociais, crescimento da desigualdade social.
2- Para Marx, a crise do capitalismo ocorreria devido à irracionalidade do processo produtivo, isto é, as empresas e grandes indústrias acabavam por produzir manufaturas em excesso, gerando superprodução.
Todavia, os salários dos trabalhadores eram baixos e insuficientes para comprar os produtos que encontravam-se em excesso no mercado, ocasionando o subconsumo. Nesse raciocínio, as consequências da crise do capitalismo eram: os lucros das empresas entravam em decadência, gerando suspensão dos investimentos e consequentemente o desemprego em série e grave crise econômica.
Na visão marxista a pequena população burguesa geraria uma superprodução, razão de uma crise estrutural do capitalismo. Diante disso a sociedade seria desigualmente dividida em uma massa de homens desprovidos de propriedade e recursos (proletários), em contradição, com um pequeno mundo de riqueza e cultura (burguesia).
3- Lênin, a partir das ideias de Marx e Engels, notou o socialismo como uma fase de transição entre o capitalismo e o comunismo.
Assim, pelo fato de Marx e Engels refletirem sobre a organização da sociedade onde a minoria, é composta pela burguesia, ou seja, aquela que detém a maior parte do capital, e, a maioria é composta pelo proletariado, parcela da população que busca condições favoráveis de vida através do trabalho assalariado, ou seja: A camada financeiramente mais rica e a parcela segregada, fato exposto por Marx em suas teorias sobre a luta de classes. Deste modo, observamos que as desigualdades sociais surgem na medida que o capitalismo floresce sendo uma grande problemática que deve ser sanada por medidas e políticas afirmativas promovidas pelo governo federal.