1 - Em relação ao processo de imigração no Brasil e ao contexto vivenciado pela sociedade brasileira no século XIX, assinale a alternativa que corresponde a teoria científica que influenciou e justificou a preferência por imigrantes europeus no Brasil durante o século XIX: *
1 ponto
a) Direitos Inalienáveis,
b) Darwinismo Social.
c) Fisiocracia.
d) Contrato Social.
2-Para parcela significativa da elite brasileira durante o século XIX o contato interétnico era algo *
1 ponto
a) Negativo, e daí a necessidade de uma política de branqueamento a médio e longo prazo.
b) Positivo, uma vez que as diferenças entre as etnias levariam o país a uma riqueza cultural,
c) Negativo, pois acreditava-se que os afro-brasileiros eram superiores aos brancos e indígenas
d) Normal, pois desde a colonização brasileira ocorria relacionamentos entre etnias diferentes;
3 - Os alemães foram os primeiros a se estabelecerem no Paraná durante o século XIX. Assinale um dos motivos que levaram essa etnia a sair da Europa e se estabelecer em solo brasileiro: *
1 ponto
a) O fato de a Alemanha naquele período estar sob o comando de Napoleão Bonaparte,
b) A invasão do exército polonês sobre o território alemão e a necessidade de abrigo;
c) O aumento de empregos e a geração de riqueza em toda a Alemanha;
d) O processo de industrialização na Alemanha e a dificuldade para a produção agrícola;
4-Sobre a imigração árabe no Paraná que remonta a 1887, assinale a alternativa que corresponde a uma das primeiras atividades econômicas estabelecidas pelos imigrantes árabes: *
1 ponto
a) Trabalhavam como mascates, um termo que designava comerciantes (vendedores ambulantes);
b) Forma produtores de verduras que eram distribuídas por todo o território paranaense;
c) Eram agricultores, destacando-se o cultivo do trigo, arroz e feijão;
d) Criavam rebanhos bovinos e suínos no sul do Paraná;
5- Em relação a Colônia Assungui estabelecida na cidade de Cerro Azul (PR) em 1860, assinale a alternativa correta: *
1 ponto
a) Foi a maior colônia japonesa estabelecida no Paraná e produzia laranjas;
b) Caracterizou-se como polo industrial gerenciado por imigrantes árabes;
c) Foi o primeiro registro da presença da imigração italiana, embora tivessem outras etnias;
d) Fundada por ucranianos, tornou-se a cidade símbolo da cultura ucraniana no Paraná;
Soluções para a tarefa
São as letras
Explicação:
São as letras 1 É (b) ea 2 É (a)
1. O processo de imigração dos europeus para o Brasil no século XIX foi influenciado e justificado pela teoria do Darwinismo Social. Assim, alternativa B.
A teoria do Darwinismo Social (Evolucionismo), aplicava a teoria de evolução da espécie humana proposta pelo biólogo Charles Darwin às relações sociais. Nesse contexto, essa teoria se pautava na ideia da seleção natural e sexual, para transmitir a ideia de superioridade de algumas sociedades e culturas, sobre outras, permitindo assim políticas de imigração com justificativas discriminatórias de "civilizar" ou evoluir culturas consideradas inferiores.
Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/3021086
2. A elite brasileira do século XIX, formada pelos imigrantes europeus considerava o contato Interétnico como algo negativo, o que com base na teoria do Darwinismo social justificou a política do branqueamento. Assim, alternativa A.
A política do branqueamento foi um processo de Eugênia, no qual se buscou transformar o Brasil numa sociedade mais parecida com a europeia. Nesse sentido, a primeira decisão era eliminar os traços e genéticos e culturais negros e indígenas, para isso, as principais medidas eram intensificar o fluxo imigratório europeu, estimular a miscigenação entre etnias para evoluir a espécie, e excluir e isolar os demais negros e índios.
Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/16271488
3. A imigração dos alemães no Paraná no Século XIX foram motivadas principalmente pela industrialização da Alemanha e consequente êxodo rural. Assim, alternativa D.
A unificação da Alemanha foi um período caracterizado por diversas guerras e conflitos. Esse processo de unificação também impulsionou o desenvolvimento industrial na Alemanha, o que, em contrapartida, acabou gerando escassez na geração de empregos rurais levando diversos trabalhadores do campo ao desemprego. Esses dois fatores: conflitos e escassez, motivaram a imigração alemã para o Brasil no século XIX.
Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/25840773
4. Os imigrantes árabes se estabeleceram no Paraná e suas primeiras atividades econômicas desenvolvidas foram o trabalho como mascates. Assim, alternativa A.
A maioria dos imigrantes árabes vinham ao Brasil em busca de oportunidades de trabalho e não traziam grande quantidade de dinheiro, por isso, não podiam investir em nenhuma grande atividade. Nesse contexto, o trabalho mais acessível e recorrente era como mascate (vendedor ambulante) de tecidos, roupas, armarinhos, bijuterias, objetos variados que carregam nas malas, carrinhos, nos ombros ou em animais.
Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/32504152
5. A Colônia Assungui estabelecida no Paraná era caracterizada pela forte presença de brasileiros e imigrantes europeus, dentre eles os imigrantes italianos. Assim, alternativa C.
A Colônia Assungui (Cerro Azul) foi estabelecida no Paraná por um conjunto de agrônomos e filantropos que viram na região sul a semelhança com o clima e solo europeu que favoreceria a imigração e desenvolvimento da região. A região foi distribuídos para imigrantes alemães, ingleses, franceses, suíços e italianos, mas uma grande parte dos habitantes da região eram brasileiros.
Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/46362952