1. Em relação ao processo de abolição da escravidão no Brasil, é correto afirmar que: * a) Foi conduzido pela Inglaterra, uma vez que os ingleses lutavam pela igualdade entre os povos. b) Deveu-se ao caráter bondoso da Princesa Isabel que por livre e espontânea vontade assinou a Lei Áurea. c) Teve a iniciativa dos fazendeiros, que desejavam substituir a agricultura pela indústria no país. d) Envolveu a resistência dos escravizados, o movimento abolicionista e questões políticas e econômicas interna e externa. 2. Considerando as leis abolicionistas, especificamente a Lei Eusébio de Queirós é correto afirmar: * a) Libertou as crianças nascidas a partir da data da assinatura da lei, garantindo a liberdade de todos os filhos de escravizados a partir de 1860. b) Concedeu a liberdade aos escravizados com 60 anos ou mais, garantindo uma pensão vitalícia a tais libertos. c) Proibiu o tráfico de escravizados da África para o Brasil. Na prática estava proibida a entrada de escravizados estrangeiros nos portos brasileiros. d) Autorizou a todos os escravizados maiores de 30 anos a deixarem seus senhores e associarem-se aos quilombos mais próximos. Respostas Corretas: 1)D 2)C
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 :D 2: C
Explicação:
fiz no classroom
O processo de abolição da escravidão no Brasil ocorreu de maneira tardia em relação ao resto do mundo. Sobre este processo, é correto afirmar que as alternativas corretas são:
1. Letra D.
2. Letra C.
No contexto global do período de meados do século XVIII a escravidão já era mal vista e proibida em diversos países. O Brasil seguia na contramão, por conta dos grandes senhores, fazendeiros, que não queriam abdicar da seu fácil e prático meio de produção econômico.
A Inglaterra pressionava o Brasil pelo fim da escravidão, mas foi principalmente por conta de movimentos abolicionistas, da resistência dos escravizados e dos problemas da política externa que o Brasil se viu obrigado a aderir tardiamente ao movimento de abolição da escravidão.
A Lei Eusébio de Queirós foi declarada em 1850. Tinha como objetivo proibir a entrada de escravos africanos em território brasileiro, contando para isso com medidas como a criminalização de quem fosse responsabilizado por tal ato.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/23733805