1)
Em conformidade com a Teoria Keynesiana, nota-se a diferença para a teoria clássica quanto à taxa de juros. A partir disso, avalie as afirmações a seguir, indicando a correta.
I. A taxa de juros, na Teoria Keynesiana, depende das condições predominantes no mercado monetário e não da disponibilidade de fundos para empréstimos.
II. A preferência pela liquidez, na Teoria Keynesiana, pode ser definida pelos motivos da demanda por moeda, assim sendo, o motivo-transação, motivo-precaução e o motivo-especulação.
III. Para determinar a taxa de juros de equilíbrio, é necessário considerar, além da propensão marginal do agrupamento populacional a poupar, também a eficiência marginal do capital.
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
I, apenas.
c)
I, II e III.
d)
II e III, apenas.
e)
III, apenas.
2)
Dado que o Brasil faz parte do mundo econômico internacional e que não tem uma moeda aceita para comércio exterior, precisa usar a moeda de terceiros em suas transações internacionais. Indique qual a denominação dada às moedas aceitas no comércio internacional:
Alternativas:
a)
Conversíveis.
b)
Agregadas.
c)
Dissonantes.
d)
Isotópicas.
e)
Receptivas.
3)
O Produto Interno Bruto de um país, em um ano qualquer, apresenta-se menor que o seu Produto Nacional Bruto, no mesmo ano, se e somente se:
Alternativas:
a)
A renda líquida recebida do exterior for positiva.
b)
A entrada de poupança externa for elevada.
c)
A entrada líquida de capitais do exterior exceder as importações.
d)
A reserva em divisas estrangeiras, no Banco Central, aumentar.
e)
O superávit no balanço comercial e de serviços for positivo.
4)
O Fluxo Circular da Renda pode ser entendido como um diagrama que simplifica as relações básicas da economia e ilustra a igualdade entre produto, renda e despesa. O FCR nos permite uma visão clara do inter-relacionamento entre os principais componentes macroeconômicos.
Dentre as alternativas a seguir, indique a alternativa correta.
Alternativas:
a)
O processo gera dois fluxos interdependentes: o da renda (relativo aos pagamentos dos fatores empregados) e o da produção (relativo ao fornecimento de bens e serviços às unidades familiares).
b)
O processo dá origem a um único fluxo econômico: o da produção (ou o fluxo real).
c)
O processo dá origem a um fluxo financeiro e econômico responsável pelo resultado da contabilidade nacional.
d)
O processo dá origem a um fluxo que relaciona a integração dos agentes macroeconômicos em qualquer época de avaliação.
e)
O processo dá origem apenas a um fluxo monetário, traduzido nas remunerações feitas aos recursos utilizados.
5)
Analise e avalie as afirmações a seguir sobre a Teoria Macroeconômica.
I. Para os teóricos da síntese neoclássica, o produto e o emprego variam em função de choques tecnológicos, alterações nos preços relativos, mudanças tributárias e mudanças nas preferências dos indivíduos entre renda e lazer.
II. Conforme Keynes, o sistema econômico não pode estar em equilíbrio (com a oferta agregada igual à demanda agregada) quando há desemprego involuntário da força de trabalho.
III. Em conformidade com a teoria clássica, a economia funciona no nível de pleno emprego; e o desemprego é o resultado da recusa dos trabalhadores de trabalharem pelo salário vigente. Segundo essa corrente teórica, o desemprego pode ser classificado como friccional ou voluntário.
IV. Em conformidade com a teoria novo-clássica, os agentes econômicos criam expectativas racionais, o que significa, entre outros aspectos, que não cometem erros sistemáticos. Os trabalhadores, por exemplo, em sua previsão sobre preços, consideram os preços passados, valores presentes de variáveis relevantes que determinam o processo de formação de preços e as medidas de política econômica previstas que podem afetar o nível de preços.
Considera-se correto apenas a(s) afirmação(ções):
Alternativas:
a)
III e IV.
b)
I e II.
c)
I e III.
d)
I, II e IV.
e)
II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Questão I: Sobre a Teoria Keynesiana é correto o que se afirma em: Alternativa A) I e II apenas.
A teoria keynesiana é uma teoria econômica desenvolvida por John Maynard Keynes, que se baseia na idéia fundamental de que a intervenção do governo pode estabilizar a economia, aumentando os níveis de emprego e produção, principalmente aumentando os gastos públicos em períodos de desemprego.
Keynes aponta para a taxa de juros como o pagamento que equilibra o desejo de conservar a riqueza efetivamente com a quantidade de caixa disponível, mas se a taxa de juros cair, a preferência por liquidez se tornará tacitamente absoluta, onde o desejo efetivo seria maior do que o valor efetivo aludindo nesse caso à forma como a autoridade monetária perde o controle efetivo da taxa de juros.
Questão 2: A denominação dada às moedas aceitas no comércio internacional é: Alternativa A) Conversíveis.
Uma moeda conversível é aquela que pode ser trocada livremente pela moeda de outro país., por tanto, serve como um meio de pagamento em várias partes do mundo, pois pode ser trocada pela moeda do país local, na taxa de câmbio atual, sem enfrentar grandes restrições.
As moedas não conversíveis podem ser usadas apenas no país de origem, ou seja, no mercado doméstico. Por exemplo, o peso cubano só pode ser usado em Cuba, os reais só podem ser usados no Brasil.
Para realizar transações internacionais, como importações, exportações ou transferências financeiras internacionais (investimentos, empréstimos e outras), é necessário o uso de moedas conversíveis como por exemplo: Dólar, Euro, Libra Esterlina, Yuan chinês, entre outras.
Questão 3: Sonbre o Produto Interno Bruto de um país, é correto o que se afirma em: Alternativa A) A renda líquida recebida do exterior for positiva.
O Produto Interno Bruto (PIB) é uma magnitude macroeconômica que expressa o valor monetário da produção de bens e serviços de demanda final de um país ou região durante um período determinado, normalmente um ano.
Diz-se que um país cresce economicamente quando a taxa de variação do PIB aumenta, ou seja, o PIB do ano calculado é maior que o do ano anterior. Se a taxa de variação for maior que 0, haverá crescimento econômico. Caso contrário, abaixo de zero, há uma diminuição econômica.
Existem três métodos teóricos equivalentes para calcular o PIB:
- Método de despesas.
- Método de renda.
- Método de valor agregado.
Questão 4: Sobre o Fluxo Circular da Renda, é correto o que se afirma em: Alternativa A) O processo gera dois fluxos interdependentes: o da renda e o da produção.
O fluxo circular de renda é um modelo que serve para explicar de uma maneira muito simplificada a operação básica da atividade econômica. Esse modelo nos ajudará a entender entre quem ocorre a troca, ou seja, quem intervém na economia e em que consistem essas trocas.
O fluxo circular de renda é um modelo que explica o movimento do dinheiro que passa pelas mãos dos diferentes agentes econômicos presentes em uma economia.
O fluxo circular de renda é um conceito que foi cunhado pela primeira vez em torno do século XVIII. A pessoa responsável pelo aparecimento do fluxo circular de renda foi François Quesnay.
Questão 5: Sobre a Teoria Macroeconômica, é correto o que se afirma em: Alternativa A) III e IV apenas.
A macroeconomia é a parte da teoria econômica responsável pelo estudo dos indicadores globais da economia, analisando variáveis agregadas, como a quantidade total de bens e serviços produzidos, a renda total, o nível de emprego e o nível de emprego, recursos produtivos, balanço de pagamentos, taxa de câmbio e comportamento geral dos preços.
A macroeconomia estuda a operação global da economia como um conjunto integrado, a fim de explicar a evolução dos agregados econômicos.
A macroeconomia é útil porque nos permite analisar a melhor maneira de alcançar os objetivos econômicos de um país. A política econômica é a ferramenta que os governos têm para alcançar esses objetivos, como alcançar estabilidade de preços, alcançar crescimento econômico, promover emprego e manter uma balança de pagamentos sustentável e equilibrada.
Você pode ler mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/24962383
https://brainly.com.br/tarefa/12860550
https://brainly.com.br/tarefa/379110#
Resposta:
1-A, 2-A, 3-A, 4-A e 5-A Todas corrigidas no AVA
Explicação: