1. Em cada respiração normal completa, movimentamos para dentro e para fora dos pulmões aproximadamente _________ litros de ar.
2. Numa expiração forçada fazemos entrar nos pulmões cerca de ________ litros de ar.
3. Numa expiração forçada fazemos sair dos pulmões cerca ________ litros de ar.
4. Mesmo depois de uma expiração forçada ainda fica nos pulmões cerca de ________ litros de ar.
5. Qual o percentual mínimo de oxigênio utilizado pelo ser humano na respiração?
6. Qual a reação das pupilas em uma lesão cerebral traumática (LCT) e porque isso acontece?
7.Qual a quantidade máxima de sangue que um indivíduo pode perder antes de comprometer o sistema circulatório?
Soluções para a tarefa
1. Em cada respiração normal completa, movimentamos para dentro e para fora dos pulmões aproximadamente 0,5 litros de ar.
2. Numa expiração forçada fazemos entrar nos pulmões cerca de 3,5 a 4,5 litros de ar.
3. Numa expiração forçada fazemos sair dos pulmões cerca 1,2 litros de ar.
4. Mesmo depois de uma expiração forçada ainda fica nos pulmões cerca de 1,1 litros de ar.
5. O percentual ideal de óxigênio utilizado na respiração pelo ser humano é de 21%.
O volume de circulação de ar inspirado e expirado é recodificado por meio da espirometria. A cada inspiração e expiração teremos um volume corrente, sendo em torno de 0,5 L. Quando realizamos uma respiração forçada, teremos um aumento do volume corrente, podendo ser seu máximo entre 3,5 a 4,5 L. No entanto, nessa mesma respiração forçada, nem todo ar é expelido do pulmão, chamado de volume reserva expiratório, podendo ser de 1,1 L.
6. Em uma Trauma Crânio Encefálico (TCE), poderá ocorrer a herniação transtentorial, que é quando o lobo temporal medial é comprimido por uma massa. Isso levará a uma dilatação pupilar uni ou bilateralmente e não apresentará reações. O trauma será avaliado por meio da Escala de Coma de Glasgow, que recentemente foi incluído a avaliação pupilar e suas pontuações 0 sem nenhuma alteração, 1 um pupila alterada e 2 ambas pupilas alteradas.
7. O ser humano possui cerca de 75 mL de sangue por quilo, ou seja, em uma suposição que o homem tenha 80kg, ele terá 6 litros de sangue. Caso, ocorra uma hemorragia o ser humano pode perder até 15% (0,9 L) do seu sangue sem ter maiores intercorrência, enquanto se ele perder 30% (1,8 L) de forma abrupta já terá um possível choque hipovolêmico.
Espero ter ajudado.