1-Em abril de 1931, a Espanha instituiu a República, quais foram as séries de mudanças colocadas em prática pelos novos governantes?
2-Depois da instituição da República, a Espanha dividiu-se em dois grupos contrários entre si: a frente Popular e a Falange. Descreva por quem eram formados cada grupo e suas ideologias.
3-O Que serviu de estopim para o acirramento do conflito na Guerra Espanhola?
4-Quais foram as interferências externas na Guerra Espanhola?
Soluções para a tarefa
1]Em 12 de abril de 1931 celebraram-se as eleições municipais. Quanto a lugares, os monárquicos obtiveram uma clara vantagem, mas o número de votos obtido pelos republicanos foi muito maior; esta contradição era devida ao artigo 29 da constituição presente nesse momento, que promovia o caciquismo. Assim o entenderam o Conde de Romanones e o próprio rei, que constataram a falta de apoio popular. O Monarca renunciou a manter-se no poder, e a 14 de abril de 1931 seguiu para o exílio.
Entretanto, a primeira cidade em que foi içada a bandeira tricolor foi Eibar (dia 13), mas no dia seguinte foi imitada pelas principais cidades espanholas, incluindo Barcelona e Madrid, nas quais as candidaturas republicanas obtiveram maiorias muito folgadas.
Afonso XIII abandonou Espanha sem abdicar formalmente e exilou-se em Paris, fixando posteriormente residência em Roma. Em janeiro de 1941, abdicou em favor do seu terceiro filho, Juan de Borbón. Faleceu a 28 de fevereiro desse ano.