1. em 1941 o Brasil foi apresentado a uma mulher inesquecível"Amélia, personagem da música de autoria de Mário Lago e Autaufo Alves. A popularidade desse samba, no carnaval de 1942, foi tão grande que o substantivo Amélia entrou para o dicionário como sinônimo de " mulher amorosa, passiva e serviçal". Que trechos do texto autorizam a construção dessa imagem? ▶ Explique, com base nesses trechos, o que faz com que Amélia seja vista como "amorosa, passiva, e serviçal". 2. Após a leitura atenta do texto 2, podemos construir uma imagem da mulher nele apresentada comi ideal.Que características definem o perfil de Emília? ▶ se você considerar a imagem associada a Emília, diria que ela é uma mulher independente? Por quê? 3. Há, no texto 2 uma passagem que sugere que as características "passiva e serviçal". Identificadas em Emília, são representativas para o autor, do perfil da mulher ideal. Qual é essa passagem? a) Explique por que essa passagem permite ao leitor concluir que o autor da música recorre a Emília para criar a imagem do que considerava a mulher ideal. b) Podemos afirmar que, no texto 1. Amélia também é apresentada como referência para a mulher ideal. Justifique.
Soluções para a tarefa
Olá.
1. "Nunca vi fazer tanta exigência"; "Às vezes passava fome ao meu lado/ e achava bonito não ter o que comer"; "e quando me via contrariado/ dizia: meu filho o que se há de fazer?"
>> Esses trechos mostram um melhor conformada, que não exige e até ver beleza na pobreza e que não se preocupa em mudar tal situação. Mas também leal, que não abandona o companheiro.
2. Emília é uma mulher que tem muitas qualidades domésticas e está sempre pronta a servir o companheiro, que a ver como um ser único, sem igual.
>> Emília não seria uma mulher independente, pois é uma mulher muito dedicada ao marido e aos afazeres domésticos, ou seja, passiva e serviçal.
3. Os dois primeiros versos.
a) Porque essa passagem revela as qualidades que o autor considera ideais numa mulher: as prendas domésticas e a servidão.
b) Sim, porque o autor também suspira de saudades da Amélia, cuja passividade e submissão exagerada faziam o autor considerá-la melhor do que as outras mulheres.
Bons estudos!
1. Estes são alguns trechos que indicam a construção da imagem de Amélia são estes: "Amélia não tinha a menor vaidade/Amélia que era mulher de verdade", "Às vezes passava fome ao meu lado/E achava bonito não ter o que comer".
Esses versos fazem referência a uma postura passiva de Amélia, que, segundo o eu poético, considerava normal levar uma vida como serviçal.
Quando passava por dificuldades, dizia que era normal isso e não tentava mudar, conforme indica este trecho: "Dizia: Meu filho, que se há de fazer" . Todo o texto aponta para a submissão da mulher em relação ao homem.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/39544194
2. Emília é caracterizada como uma mulher perfeita, visto que, para o eu lírico, é a ideal. Percebemos isso quando eu poético menciona que Emília faz os serviços domésticos da forma como ele se agrada. Além disso consegue servir seu companheiro de forma adequada.
O texto não aponta para independência de Emília. Ela faz tudo para o companheiro e não há indícios de que seja independente dele. Na verdade, aponta para dependência do eu lírico em relação a ela, visto que Emília que faz os serviços domésticos para o eu poético.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/4609016
3. a. Este fragmento aponta para características "passiva e serviçal" de Emília: "Ninguém sabe igual a ela/ Preparar o meu café/ Não desfazendo das outras/ Emília é mulher".
b. Podemos afirmar que o texto 1 apresenta um ideal de mulher, já que o eu lírico diz que "Amélia que era mulher de verdade ". Isso indica que, para o eu poético, ela era considerada a mulher ideal.
Assim, ambos os textos reforçam a ideia de que a submissão feminina é comum noncontexro brasileiro e, muitas vezes, considerado padrão.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/839133
Bons estudos!